Milhões de pessoas arredor do mundo celebram hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente com um forte apelo para a ação ambiental. Esta atividade se realiza a seis meses das cruciais conversações das Nações Unidas sobre a Mudança climática, em Copenhague.

Neste âmbito, a atual Secretaria Executiva de Mercocidades, representada pelo município uruguaio de Canelones junto à Prefeitura de Montevidéu, lançarão o Plano Bacia Carrasco, um programa para a recuperação do ecossistema e da produção radicada nesta localidade.

O projeto Bacia do Arroio Carrasco, faz parte do compromisso do Governo Nacional e das Prefeituras Municipais de Canelones e Montevidéu na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas, e das metas nacionais e departamentais correspondentes, tem como objetivo instalar uma gestão integrada da área que contribua com a coesão social e com o desenvolvimento sustentável da Bacia, uma zona onde se concentram problemas de pobreza e vulnerabilidade social.
O projeto que tem um plano de execução de 24 meses promove o desenvolvimento econômico local, o reforço das redes para a cobertura das necessidades sociais e da coesão territorial, potencializando a cidadania e a participação em todos os componentes da ação.

A prioridade está na geração de empregos locais, no reforço do poder de atração territorial, na aplicação de um modelo de gestão metropolitano e na criação de capital social e humano. Outro componente importante é a criação da cooperação público-privada, que promova a criação de emprego e o aumento da coesão social e territorial, com ênfase na educação e na saúde.

São beneficiários da ação em primeiro lugar os habitantes da Bacia (331.311), em segundo lugar o conjunto dos habitantes da área metropolitana (1.865.000) que poderá aproveitar a qualificação desta e das melhores condições para a integração social; e em terceiro lugar a ação beneficiará ao país por seu valor demonstrativo para a gestão de outras áreas compartilhadas.

Os sócios do projeto, que forma parte do Programa Uruguai Integra, são as prefeituras municipais de Montevidéu e Canelones; os ministérios de Vivenda Ordenamento Territorial e Meio Ambiente; Pecuária, Agricultura e Pesca, Saúde Pública, Desenvolvimento Social e a Administração Nacional de Educação Pública. O empreendimento é financiado pela União Europeia (60%) e pelo governo nacional (40%).

O Dia Mundial do Meio ambiente (DMMA) foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Meio ambiente Humano.

Comemora-se todos os anos no dia 5 de junho, e é um dos veículos principais através do qual as Nações Unidas estimula o conhecimento mundial do meio ambiente e aumenta a atenção e ação política. A agenda do dia é para:

1. Dar uma cara humana aos problemas do meio ambiente;
2. Autorizar às pessoas para se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e equitativo;
3. Promover uma compreensão que as comunidades são cruciais para mudar atitudes em relação aos problemas do meio ambiente.
4. Impulsionar sociedades que assegurarão a todas as nações e seus habitantes desfrutarem de um futuro mais seguro e mais próspero.

O lema para DMMA 2009 é «Seu Planeta Necessita a Você-Unido para Combater a Mudança Climática». Reflete a urgência para que as nações conciliem um novo tratado na convenção crucial do clima, que se reúne em Copenhague daqui uns 180 dias, e os vínculos para superar a pobreza e melhorar a direção de bosques.

O anfitrião deste ano é o México que reflete o papel crescente do país Latino-Americano na luta contra a mudança climática e inclui sua participação progressiva nos mercados do carbono.

O México também é um sócio líder na Campanha Bilhão de Árvores do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) UNEP. O país com o apoio de seu Presidente e seus habitantes, tem liderado as doações e plantações de um 25 por cento das árvores sob esta campanha, considerando cerca de 1.5 por cento das emissões de gás de efeito invernadeiro, demonstrando seu compromisso com a mudança climática em várias frentes.

Entre aqui por mais informação