Na conferência de imprensa do dia 3 de junho se realizou o lançamento da XIII Cúpula de Mercocidades, a ocasião reuniu a Marcos Carámbula, Prefeito de Canelones e a Ricardo Ehrlich, Prefeito de Montevidéu.
Carámbula, futuro Secretário Executivo de Mercocidades, enfatizou que se trabalhará a favor de melhorar a capacidade propositiva da Rede, apresentando projetos de trabalhos que envolvam a vários municípios.
A conferência de imprensa, realizada na sede do Centro de Estudos Estratégicos Canários, convocou aos meios para informar pormenores da Cúpula em cujo âmbito Canelones assumirá o desafio de exercer a Secretaria Executiva, com um objetivo marcado de fomentar a integração entre os governos municipais e os cidadãos. «Queremos que este processo de integração que vivem os países, também seja vivido por nossos cidadãos», disse o prefeito canário.
A XIII Cúpula se realizará sob o lema «Integrar cidadãos, Integrar cidadãs, Integrar cidades, Integrar nações», de 16 a 19 de junho no departamento de Canelones.
Carámbula reconheceu as iniciativas das cidades que «tomaram a bandeira da integração», e as conquistas obtidas. Acrescentou que existe o compromisso de «fortalecer a Rede para que tenha capacidade propositiva, apresentando projetos que envolvam vários municípios, é uma forma de integração em rede do trabalho».
A cara que lhe dará Canelones à Secretaria Executiva será de: integração (baseada nas idéias de Artigas); intercâmbio de experiências, de história e de cultura; e fomento à descentralização, procurando que o departamento em seu conjunto se veja envolvido e refletido. «A idéia é que Canelones aproveite esta instância anual para ficar com uma bagagem de conhecimentos importante, e a sua vez gerar o apoio à gestão desde as distintas prefeituras do país, queremos que estas tenham uma participação ativa», disse Carámbula.
Acrescentou que o fechamento das atividades será realizado em Sauce, porque nesse lugar viveu José Artigas e tem um significado muito importante para todos os uruguaios. Também convidou aos presentes para o ato de abertura oficial que será na terça-feira 17 no Teatro Politeama da cidade de Canelones.
Já o Prefeito de Montevidéu Ricardo Ehrlich, recordou a criação da rede Mercocidades e destacou a importância que tem para Uruguai, que Canelones assuma a próxima Secretaria Executiva e coincidiu com Carámbula, na relevância do papel que joga esta Rede no âmbito do grande projeto Mercosul.
A seu juízo, uma Rede deste tipo é uma «ferramenta maior» num período designado pela velocidade dos intercâmbios. «Os fatos às vezes vão muito rápido, e os cidadãos não podem ser protagonistas nesse mundo tão grande». Daí «que os governos locais e as cidades estejam chamados a jogar um papel maior. É através destes que se pode conseguir os equilíbrios num mundo cada vez mais globalizado», concluiu o Prefeito de Montevidéu.