A cidade brasileira de Curitiba realizou o lançamento do projeto Reciclagem Inclusão Total, que criará 25 parques de reciclagem e organizará a coleta informal de materiais recicláveis realizada pelos coletores informais da cidade.

Durante o ano de 2008 se construirão quatro parques capacitados para atender até 100 catadores por unidade, cada parque terá infra-estrutura para receber, classificar e vender o material coletado.

«É o início de um processo de mudança e de retribuição aos catadores pelo trabalho que realizam em prol da cidade. Este projeto trará melhorias significativas na qualidade de vida dos catadores e de suas famílias, beneficiando a toda a sociedade e ao meio ambiente», disse Beto Richa, Prefeito de Curitiba.

O projeto também oferecerá cursos de capacitação aos coletores, com a finalidade de dar mais valor ao material coletado.

A organização Aliança Emprendedora será responsável pela mobilização, organização e capacitação dos catadores para o uso e gestão dos parques de recepção. A Fundação AVINA, além de entregar recursos para a capacitação dos catadores, ajudará no cumprimento dos objetivos, com auditorias periódicas.

A Secretaria Municipal do Meio-Ambiente e a Fundación Ação Social (FAS), estão diretamente envolvidas no projeto e contam com o apoio de outras áreas do Município. Também foi instituído um Comitê Gestor, que tem por objetivo acompanhar e apoiar o projeto, o qual conta com a participação do Ministério Público do Trabalho, através do Fórum Estadual de Lixo e Cidadania e do Movimento Nacional dos Catadores.