O chefe de Governo da cidade de Buenos Aires (Argentina), Mauricio Macri, assinou no Brasil junto ao Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, um convênio de cooperação mútua que permitirá a ambas metrópoles potencializar as áreas de cultura, indústrias criativas, desenvolvimento econômico, política internacional, segurança, desenvolvimento urbano, infra-estrutura e turismo.

Macri ressaltou sobre o acordo de que «as principais cidades do mundo necessitam estar permanentemente em contato e desenvolver projetos modernizadores e de integração em todas as suas áreas para conseguir políticas sustentáveis de crescimento».

Como parte do compromisso entre ambos governos, o ministro da Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, visitou a Buenos Aires no último dia 2 de maio.

Ademais, Macri assistiu à inauguração do centésimo centro de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) de São Paulo, que atende a pacientes com patologias de baixa e média complexidade.

«Assim como São Paulo se desdobrou numa política inteligente que lhes tem permitido descentralizar o sistema de atendimento primário da saúde, nós desenvolveremos um programa similar em Buenos Aires que beneficiará a todos os portenhos, especialmente aos setores mais desprotegidos», afirmou o chefe de Governo de Buenos Aires após o ato.

Acrescentou que «desta maneira buscamos que os centros de atendimento primário se localizem e atuem em zonas limítrofes com a conurbação bonaerense; isso vai a permitir que os hospitais atendam pacientes com quadros de maior complexidade».
Ao meio-dia da sexta-feira 18, Macri e Kassab rubricaram o Convênio Marco de Cooperação entre Buenos Aires e São Paulo, na sede da Prefeitura local, Viaduto do Chá 15.

O mesmo proporciona assistência mútua nos espaços de cultura, indústrias criativas, desenvolvimento econômico, política internacional, segurança, desenvolvimento urbano, infra-estrutura e turismo.

Participaram da reunião pelo lado argentino, o Ministro de Desenvolvimento Econômico portenho, Francisco Cabrera; o Diretor Geral de Relações Internacionais e Protocolo, Fulvio Pompeo, e o porta-voz de Macri, Iván Pavlovsky.

Por São Paulo o fizeram os secretários de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto; de Serviços, Dimas Ramalho; de Cultura, Carlos Calil; do Governo, Clóvis de Barros Carvalho, e de Infra-estrutura Urbana e Obras, Marcelo Cardinale Branco.

Os funcionários de ambos países compartiram depois de um almoço nessa sede municipal, onde se realizou uma reunião técnica de trabalho sobre: canalização de rios, contaminação visual, reciclagem do lixo e indústrias criativas.

Estes são os pontos principais do acordo bilateral:

-Promover atividades conjuntas e intercâmbio de experiências, informação e conhecimentos em diferentes áreas do governo com o fim de estabelecer e incrementar as relações entre ambas cidades, aprofundando os vínculos existentes.

-As atividades de cooperação às quais se refere o convênio poderão assumir as seguintes modalidades:
-Intercâmbio de informação
-Consultas técnicas
-Capacitação de especialistas
-Enviou de especialistas
-Realização de cursos, seminários, simpósios, reuniões, conferências
-Outras formas de cooperação acordadas pelas partes

Quando for possível e oportuno, as cidades coordenarão sua participação e intervenção no âmbito internacional e, particularmente, no âmbito das redes e organizações de cidades. E poderão de comum acordo convidar a outras cidades para integrar iniciativas bilaterais que se desenvolvem como parte de alianças estratégicas.