Já abriu a quarta convocatória do concurso «Experiências em Inovação Social» da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) com o apoio da Fundação W.K. Kellogg. A data de fechamento será no dia 25 de janeiro de 2008.

O concurso recolhe experiências inéditas em oito áreas: saúde comunitária, educação básica, programas de juventude, geração de rendas, responsabilidade social corporativa, voluntariado, desenvolvimento rural / agrícola e segurança alimentar / nutrição.

Esta convocatória tenta identificar iniciativas inovadoras na área do desenvolvimento social para extrair lições e difundir estas experiências, ao mesmo tempo em que pretende que as mesmas contribuam para melhorar as práticas e as políticas sociais em benefício da população mais pobre dos países da região.

O ciclo 2007-2008 dá continuidade a três exitosas convocatórias, já que em 2004, 2005 e 2006 se receberam 3. 500 postulações provenientes dos países da região.

O primeiro prêmio é de 30.000 dólares, o segundo de 20.000, o terceiro de 15.000 e o quarto e quinto são de 10.000 e 5.000 dólares respectivamente.

Podem participar do concurso governos regionais, departamentais, provinciais e municipais, associações comunitárias, comunidades religiosas, organizações não-governamentais, e outras instituições do setor privado sem fins lucrativos que trabalhem em algum dos países da América Latina ou do Caribe e que sejam membros da CEPAL.

Requisitos para se postular

Os projetos participantes devem ter ao menos 2 anos de trabalho efetivo e estarem vigentes. É requisito indispensável que as experiências apresentadas a concurso sejam de algum dos 33 países da América Latina ou do Caribe membros da CEPAL.

As iniciativas apresentadas em algum dos ciclos anteriores podem ser postuladas novamente ao ciclo 2007-2008.

Os projetos devem ser administrados ou executados pelas mesmas comunidades, associações ou redes da população beneficiada ou por alguma das entidades antes definidas.

O projeto CEPAL/Kellogg parte do convencimento de que tanto os governos locais como a sociedade civil e as organizações religiosas ou comunitárias têm desenvolvido modelos inéditos de atenção, na tentativa de uma melhor resposta e efetividade dos sistemas sociais.

Os formulários para a postulação estão disponíveis no site web da CEPAL, http://www.cepal.org/dds/Innovacionsocial, e no site web da Fundação Kellogg para América Latina e Caribe, http://www.wkkf-lac.org/. Também podem ser solicitados pelo correio eletrônico [email protected] ou pelo endereço postal: «Projeto CEPAL/Kellogg», CEPAL. Avda. Dag Hammarskjold 3477, Casilla 179-D, Vitacura, Santiago, Chile.

Os formulários podem ser enviados pelo correio eletrônico ao endereço [email protected], ou pelo fax (56-2) 208 1553 ou ainda pelo correio postal a qualquer dos escritórios da CEPAL.