De 4 a 8 de novembro o Centro Cultural Dragão do Mar de Fortaleza, Brasil, será a sede do IV Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul.

Serão projetadas aproximadamente 65 realizações e participarão 33 organizações da sociedade civil de Argentina, Brasil e Uruguai.

O Festival, que é uma realização da Aldeia Agência de Desenvolvimento Cultural e do Instituto Marlin Azul, que se dedicam em apoiar a indústria cinematográfica, tem como objetivos a exibição de produções audiovisuais realizadas com base a projetos sociais, assim como, o estímulo ao intercâmbio de experiências entre jovens realizadores da região.

O evento conta com mais de duzentas inscrições, com curtas e longas-metragens cujas realizações foram feitas por jovens de 15 a 24 anos, todos eles selecionados por uma comissão integrada pelos estudantes Charliane de Oliveira Souza, Felipe Arruda Correia Lima e José Emanuel Lima Araújo, integrantes da Escola de Meios da Aldeia Agência de Desenvolvimento Cultural.

Previamente ao festival, e enquanto a comissão realizou seu trabalho, estudantes de umas quarenta escolas da rede pública municipal da cidade de Fortaleza foram sensibilizados em diferentes atividades preparatórias do festival, a este trabalho se chamou de Circuito do Caleidoscópio, durante o qual foram publicadas em forma de mostras distintas filmagens realizadas por jovens e organizações de audiovisual dos países da região.

O festival terá um espaço para a reflexão. Por isso, os organizadores contemplaram a instalação de três mesas de debate -Educação, Redes Sociais e Tecnologia- intimamente ligadas com os objetivos do evento, orientado não só à projeção senão também à discussão em torno à complexa temática dos conteúdos. A necessidade de ampliar a escassa formação na área, intercambiar vivências entre jovens pesquisadores e promover a inclusão e educação de novos realizadores mediante sua inserção na indústria cinematográfica aparecem como os pilares deste IV Festival, que durante suas três edições anteriores viu acrescentar sem pausas a produção de conteúdos.