No último dia 17 de junho o Teatro Politeama da cidade de Canelones (Uruguai) foi a sede do Ato de Abertura da XIII Cúpula de Mercocidades. A cerimônia contou com a presença de autoridades nacionais e departamentais, entre eles, Ministros, Legisladores, representantes diplomáticos, além de representantes de cidades de toda a região e dos diversos âmbitos de Mercocidades.
O ato de abertura no Teatro Politeama foi presidido pelo Prefeito Municipal de Canelones, Marcos Carámbula; pelo Secretário Executivo de Mercocidades e Prefeito de Morón (Argentina), Martín Sabbatella; pelo Presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Carlos Álvarez; pelo Responsável da Secretaria do Mercosul, José Manuel Quijano; pelo Prefeito Municipal de Montevidéu (Uruguai), Ricardo Ehrlich; pelo Prefeito de São Carlos (Brasil), Newton Lima e pelo Ministro uruguaio de Turismo e Esporte, Héctor Lescano.
No ato, Sabbatella ressaltou a importância dos valores de Mercocidades, e nomeou como parte de seus objetivos o aspirar a um «Mercosul mais justo, mais integrado e mais cidadão». Também agradeceu a todos aqueles que têm apoiado a gestão de Morón como Secretaria Executiva.
O Mercosul se fez presente na cerimônia, e em representação do mesmo, Carlos Álvarez, se referiu à necessidade de fazer da integração um processo irreversível, «isto será possível através do fortalecimento institucional» e destacou a importância da participação cidadã para que instâncias como as de Mercocidades ou Mercosul funcionem.
Já, José Manuel Quijano, como responsável da Secretaria do Mercosul, ofereceu o apoio desta Secretaria a Secretaria Executiva da Rede, ressaltando a importância do trabalho conjunto de ambos no processo de integração das cidades.
O Prefeito de Montevidéu, afirmou que «num mundo marcado pelos desafios dos espaços supranacionais, é necessário buscar uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento social», nesse espaço «o maior desafio dos governos locais é o de oferecer o fator de equilíbrio com estes âmbitos regionais, o caminho deve ser construído mediante uma extensa rede de governos».
O Prefeito de Canelones, e atual Secretário Executivo de Mercocidades desde o último dia 18 de junho, Marcos Carámbula, destacou o papel transcendental do local no processo de globalização, ressaltando o importante salto qualitativo que Mercocidades tem dado no processo de integração ao incitar a participação não só de cidades capitais, senão que também das pequenas cidades. Carámbula destacou a importância do ideário artiguista, no qual se inspira o processo integracionista de Mercocidades.
Também mencionou o vínculo de aproximação com os cidadãos, «nossos vizinhos», como a melhor opção na hora de construir «uma cidadania cálida, de proximidade». «Devemos construir um Mercosul de vizinhança […] o fundamental é que desde a aproximação devemos encontrar caminhos de solução, e Mercocidades é a «praça pública», o espaço de intercâmbio, de construção da cidadania regional».