CarámbulaO Intendente de Canelones (Uruguai), Marcos Carámbula, na qualidade de Secretário Executivo de Mercocidades, participou do III Foro Ibero-Americano de Governos Locais, o encontro foi realizado nos dias 4 e 5 de setembro na cidade de San Salvador (El Salvador).

Carámbula integrou o painel Carta Ibero-Americana de Autonomia Local, destinado a debater sobre as distintas experiências e processos de descentralização no espaço ibero-americano.

O painel integrará o conteúdo da Declaração do Foro que será apresentada na próxima Cúpula Ibero-Americana de Presidentes e Chefes de Estado que se realizará nesta cidade no mês de outubro.

Do Foro participam mais de 170 Prefeitos e Prefeitas de 21 países da América Latina e da Europa, num encontro que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro de 2008, em San Salvador. O lema do Foro é: «Juventude e Desenvolvimento; Políticas Públicas Locais». Tem como objetivo estabelecer uma estratégia conjunta de atuação no tema, que ao mesmo tempo sirva para contribuir à agenda da XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que se realizará também neste país, em outubro deste ano.

O III Foro que está sendo organizado por uma Equipe Gestora Local, integrado por: Prefeitura Municipal de San Salvador – Conselho de Prefeitos da Área Metropolitana de San Salvador e Prefeitura da Cidade de Santa Tecla, tenta ademais, estabelecer um espaço de diálogo e de cooperação entre os governos municipais para promover e fortalecer as relações entre os cidadãos e a solidariedade e cooperação para o desenvolvimento entre cidades da América Ibérica.

O Foro Ibero-Americano de Governos Locais, é uma iniciativa dos governos municipais, que surgiu em 2006, como um espaço de encontro e cooperação entre municípios e províncias agrupados em associações ou federações estatais de governos municipais. Tem como propósito fazer contribuições desde a perspectiva local ao Sistema da Conferência Ibero-Americana.

Foi institucionalizado em 2007, durante a XVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, como parte do Sistema da Conferência Ibero-Americana, até a data foram realizadas duas edições, a primeira em 2006, em Montevidéu, Uruguai, e a segunda em 2007, em Valparaíso, Chile.