No dia 18 de junho o jurado do VI Prêmio Ibero-Americano de Cidades Digitais definiu sobre as melhores práticas de cidades digitais de 2009. A cidade uruguaia de Canelones, e atual Secretaria Executiva de Mercocidades, será premiada pela obtenção do segundo prêmio na categoria Cidade Média.

A convocatória premia nas seguintes categorias: Cidade Digital Metropolitana, Média e Pequena, e nas categorias especiais de inclusão e segurança.

As cidades premiadas são as seguintes:

CATEGORIA CIDADE METROPOLITANA
Ganhador: Puebla, México

2º lugar: Medellín, Colômbia
3º lugar: Chihuahua, México

CATEGORIA CIDADE MÉDIA
Ganhador: Ñuñoa, Chile

2º lugar: Canelones, Uruguai e Peñalolén, Chile
3º lugar: Durango, México

CATEGORIA CIDADE PEQUENA
Ganhador: San Isidro, Peru

2º lugar: San Luis, Argentina
3º lugar: Zapotlan, México

CATEGORIA ESPECIAL E-INCLUSÃO
Ganhador: São Paulo, Brasil

2º lugar: San Luis e Rivadavia, Argentina
3º lugar: Lima, Peru

CATEGORIA ESPECIAL E-SEGURANÇA
Ganhador: San Luis, Argentina

2º lugar: Puebla, México
3º lugar: San José, Costa Rica

Este prêmio localiza e premia ano a ano práticas de bom governo local, que tenham como resultado a melhora da qualidade de vida do conjunto de sua comunidade através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

A Rede Ibero-Americana de Cidades Digitais (RED) é uma iniciativa da Associação Ibero-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET) que nasceu em maio de 2001 com o objetivo de promover o desenvolvimento da Sociedade da Informação na Ibero-América através da cooperação entre cidades desde um enfoque integrador, envolvendo a todos os atores chaves: governos nacionais e locais, setor privado, organizações internacionais, federações municipais e o resto dos agentes locais.

A REDE é um espaço aberto a todos aqueles municípios Ibero-americanos que tenham implantado ou desejem implantar soluções de e-governo, assim como àqueles outros interessados em promover e executar iniciativas de administração eletrônica local com as quais favorecem a incorporação cidadã à Sociedade da Informação.

A iniciativa apoia aos municípios em seus processos de modernização oferecendo serviços concretos de informação, orientação, formação de funcionários ou incremento do acesso, entre outros, buscando sempre a colaboração de outras organizações para a implementação conjunta de projetos.