Cidade do SaberA inauguração da «Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro», considerado um dos maiores centros de inclusão social da América Latina, projetou ao município de Camaçari, Brasil, no cenário mundial e promoveu uma revolução na educação.

O complexo, que em sua inauguração tinha o objetivo de atender cinco mil pessoas por dia, superou as expectativas e conta hoje com 5.338 alunos divididos em 20 cursos, nas áreas de cultura e esporte.


Num espaço de 22 mil metros quadrados, a unidade está distribuída em 28 salas de formação, quatro auditórios, biblioteca, videoteca, auditório de teleconferência, duas salas de informática, dois lan houses, três piscinas – duas infantis e uma semi-olímpica-, ginásio de esportes, lanchonete, um teatro, com capacidade para 567 pessoas, duas salas de dança, um sala de artes marciais, uma de capoeira, uma de artes plásticas, três de arte, escola de música e oficina de teatro. O investimento feito pelo município soma mais de 20 milhões de reais.

Na área esportiva estão matriculados mais de 4 mil alunos, distribuídos em grupos de ginástica rítmica esportiva (GRT), caratê, basquete, voleibol, handebol, capoeira mirim, futebol, natação e hidroginástica. No referente a esportes, o complexo conta com 210 atletas que integram as equipes de ingresso da Secretaria de Esporte e Ócio (Sedel). Os jovens, que participam dos jogos oficiais, utilizam os equipamentos esportivos e treinam na Cidade do Saber.

As aulas de cultura se encontram repletas de participantes. Em total, são pouco mais de mil matriculados nos cursos de balé, jazz, teatro, literatura, música, dança moderna e de salão, pintura em tela, pintura em seda, produção textual, reciclagem, desenho e pintura.

Com o segundo maior teatro da Bahia com capacidade para 567 pessoas, a Cidade do Saber provocou mudanças significativas no cotidiano de quem vive Camaçari, que hoje tem um espaço adequado e bem equipado para oferecer espetáculos de dança e peças conhecidas a preços muito acessíveis para todos.