Assinatura do contratoA Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil) concluiu mais uma importante etapa para a consolidação do projeto BH Digital. A Prodabel (Processamento de Dados do Município de Belo Horizonte) assinou nesta terça-feira, dia 26, com a WNI do Brasil, empresa de comunicações para soluções wireless (sem fio), o contrato de compra de 12 torres de transmissão que serão implantadas em todo o município, garantindo o acesso digital a toda a população.

O projeto, inédito no país, tem o objetivo de cobrir 95% da capital mineira com uma rede de internet sem fio de banda larga. A iniciativa foi considerada uma referência pelo presidente da WNI, Nóbile Scandelari Júnior. «O BH Digital é, sem dúvida, o projeto mais inovador do Brasil, e Belo Horizonte será um case de sucesso que a projetará em todo o mundo», afirmou.

A implantação das 12 torres será acompanhada, inicialmente, da instalação de antenas receptoras em 250 espaços públicos do município, incluindo escolas municipais, telecentros, Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei), vilas, praças e parques. A Vila Cafezal, primeira a ser beneficiada, terá cinco mil residências cobertas com a tecnologia que garantirá a internet sem fio para toda a comunidade local.

A WNI está fornecendo à Belo Horizonte uma tecnologia de ponta, similar à já implantada na cidade de Temp, no Arizona, Estados Unidos, e a mesma que será utilizada em Pequim para a realização dos Jogos Olímpicos 2008. O projeto é coordenado pela Prefeitura, por meio da Prodabel, e financiado pelo Ministério das Comunicações.

A cidade já conta com três áreas de acesso livre à internet operacionalizadas pela Prefeitura, nos chamados HotSpots. A conexão sem fio pode ser feita no prédio-sede da Prefeitura, na Prodabel e no terminal rodoviário. Nesses locais, as pessoas que possuírem um notebook ou um computador de mão, com placa de rede sem fio, ou com celular WiFi, poderão acessar a internet gratuitamente.

O cidadão pode acessar o portal da Prefeitura por tempo indeterminado e as outras páginas da internet com limite diário de horas, depois do preenchimento de um cadastro na página do HotSpot da Prefeitura, com registro de nome de usuário e senha.