A Prefeitura de Belo Horizonte, no Brasil, elaborou uma inédita metodologia de cálculo – chamada Orçamento ODM – que permite obter a porcentagem orçamentária investida no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A metodologia revela que, em 2006 e 2007, Belo Horizonte destinou 65% dos seus recursos aos ODM.

A metodologia, aplicável a qualquer orçamento público, será compartilhada com todos os sócios da Rede ODM América Latina & Caribe. Além de Belo Horizonte, integram a Rede, Contagem (Brasil), São Carlos (Brasil), Sorocaba (Brasil), Belmopan (Belize), Georgetown (Guiana), León (México), Paramaribo (Suriname), Rosário (Argentina), Castries (Santa Lucia), Cuenca (Equador), Guayaquil (Equador), Quito (Equador) e Montevidéu (Uruguai).

Criada em dezembro de 2007, a Rede ODM América Latina & Caribe reforça desde o âmbito local o Pacto pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujo eixo central é o combate à pobreza e à desigualdade social. A cidade de Belo Horizonte é a atual coordenadora da Rede ODM América Latina & Caribe, que conta com a participação da ONU, representada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), por meio do seu Escritório Regional para América Latina e Caribe (ROLAC).

A coordenação da Rede ODM América Latina & Caribe desenvolveu ações para divulgar e ampliar seu alcance. Recentemente, as cidades de São Carlos e Sorocaba, ambas no estado de São Paulo, passaram a integrar a Rede, elevando para 14 o número de cidades participantes.

Além da expansão da Rede ODM América Latina & Caribe no âmbito nacional, estão em curso ações para sua ampliação a outros países. Durante o Foro Urbano Internacional «Vias para a Conquista das Metas de Desenvolvimento do Milênio nas Áreas Urbanas», realizado na Bolívia, a Rede ODM América Latina & Caribe foi oficialmente apresentada às cidades participantes. Na recente viagem aos Estados Unidos, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, solicitou o apoio de Chicago à Rede ODM América Latina & Caribe e começou a mobilização de outras cidades norte-americanas em prol das Metas de Desenvolvimento do Milênio.