O governo municipal de Avellaneda, Argentina, em resposta à grande acumulação de lixo na cidade, criou a Subsecretaria de Gestão Participativa para a Erradicação dos Lixões e colocou em funcionamento o programa «Avellaneda sem Lixo, nosso dever cidadão», com sua implementação se erradicarão 50 lixões em distintos pontos da cidade.
O programa foi formulado com o objetivo de erradicar os lixões crônicos da Cidade, estimular a participação cidadã através da denúncia de disposição ilegal de lixo, e a incorporação paulatina do hábito da separação na origem, da valorização, da reutilização, e da reciclagem do lixo.
Foi necessária a incorporação de 8 móveis e 50 controladores urbanos para colocar em funcionamento este programa, os mesmos se encarregarão de recorrer os bairros de Avellaneda com o objetivo de controlar as normas municipais vinculadas à disposição de resíduos na via pública.
Também se colocarão 500 novos cestos de lixo distribuídos nas ruas e avenidas mais transitadas de cada localidade do partido. E durante este ano se incorporarão 70 novos varredores, aos 123 já existentes através do Programa Municipal de Limpeza Urbana.
A estas ações se somam as campanhas da Subsecretaria de Gestão Participativa para a Erradicação dos Lixões, através das quais se informa aos vizinhos e comércios, os dias e horários nos quais colocar o lixo para fora, nos casos em que não se cumpra se coloca uma faixa de advertência.
Desde o início do funcionamento do Programa Municipal, se consegui recuperar 33 espaços onde se localizavam lixões crônicos da Cidade.