A criação da Universidade Nacional da cidade de Avellaneda, Argentina, é um projeto que leva vários anos de elaboração e planificação, no passado 28 de novembro, a Câmara de Senadores da Nação aprovou o Projeto de Lei para a sua criação, situação que levou a formular os passos a serem seguidos de agora em diante.
A instituição funcionará na localidade de Piñeyro, e estará direcionada a três áreas educacionais: ciências ambientais, atividade física e esporte, e cultura e arte.
Com o aval legal do projeto a cidade de Avellaneda está disposta a assumir o desafio, conseguindo que a Universidade se converta numa opção educacional para os futuros estudantes da região.
O Projeto de Lei foi apresentado pelo Senador Nacional, José Pampuro, quem defendeu sua importância ressaltando sua oferta educativa inovadora para a área de influência, a qual não se superpõe nem interfere com a de outras casas de altos estudos da região metropolitana sul.
Enquanto a seu conteúdo curricular, o projeto da Universidade Nacional de Avellaneda estará direcionado a três áreas educativas:
Ciências Ambientais: um espaço acadêmico para a formação e a pesquisa sobre a problemática ambiental, a qual a Municipalidade contribuirá também com 35 hectares, próximos da desembocadura do Arroio Sarandi, para a radicação de um futuro «campus».
Três serão as orientações nesta área:
-Licenciatura em Ciências Ambientais
-Tecnicatura Superior em Gestão e Auditoria Ambiental
-Tecnicatura Superior em Higiene e Segurança Industrial
Atividade Física e Esporte: novas disciplinas que projetem a capacitação com relação ao esporte, convertendo-o em atividade criadora de trabalho e de melhora na qualidade de vida.
Neste caso, também serão três as carreiras de graduação:
-Licenciatura em Atividade física e Esportes
-Licenciatura em Gestão de Organizações Esportivas
-Professorado Universitário em Atividade Física e Esportes
Cultura e Arte: receptor e gerador da atividade cultural da região, dotando-a também com um salto de qualidade que a supere.
Suas duas carreiras serão:
-Licenciatura em Indústrias Culturais
-Licenciatura em Cultura Popular e Integração Social
Outra das questões a ser resolvida, e sobre qual a Municipalidade de Avellaneda já tem feito avanços importantes, é a localização do espaço físico no qual estará situada a Universidade.
Neste sentido, a conquista mais importante foi no mês de outubro, quando se deu uma entrada para um imóvel localizado nas ruas Paso de la Patria e Entre Ríos da localidade de Piñeyro, com mais de 20.000 metros quadrados cobertos e disponíveis para serem adaptados às necessidades de uma casa de estudos deste nível e projeção.
Historicamente, a Municipalidade de Avellaneda tem se caracterizado por ser um Município com um forte compromisso com a educação e com a capacitação profissional, mantendo um sistema educativo e cultural de importância, composto por 40 jardins municipais, 5 Centros Assistenciais Educativos Municipais (CAEM), 8 Institutos de formação cultural e um Teatro Municipal de primeiro nível.