No próximo dia 26 de janeiro as cidades do mundo se somarão às Jornadas de Mobilizações e a Convocação para a Ação Global promovida pelo Foro Social Mundial, já pensando no próximo FSM que se realizará em 2009 na cidade de Belém do Pará, Brasil.

Se tomar a convocação como uma forma de mostrar ao mundo que outra maneira de governar é possível -solidária, sustentável, inclusiva e democrática- e que as autoridades locais junto aos movimentos sociais realizam experiências e põem em andamento práticas e alternativas para Outro Mundo Possível.

As autoridades locais assumirão e farão sua Convocação a um Dia de Mobilização e Ação Global (26 de janeiro 2008) que propõe o FSM se comprometendo a:

– Apoiar, estimular e difundir as iniciativas das organizações e movimentos sociais
– Criar uma Plataforma de comunicação com os Testemunhos das Autoridades Locais para Outro Mundo Possível
– Realizar uma Conferência de Imprensa em nossas cidades e territórios para divulgar e amplificar as atividades e o Dia de Ação Global
– Celebrar um Foro de Autoridades Locais em Defesa e promoção dos Serviços Públicos (Córdoba, Espanha 24 e 25 de janeiro 2008)

Desde 2001 as autoridades locais de todo o planeta, no âmbito do Foro das Autoridades Locais pela Inclusão Social (FAL) e pela Democracia Participativa-FAL celebrado em Porto Alegre, tem acompanhado a celebração do Foro Social Mundial.

Neste processo, as autoridades locais que participaram do FAL, têm entendido e promovido o papel dos governos locais como agentes ativos de construção de alternativas ante a globalização neoliberal, com o convencimento de que estas alternativas devem ser construídas desde o diálogo e a ação comum e estratégica com os movimentos sociais.

O FAL tem como objetivo principal reunir os governos locais de todo o mundo para realizar propostas de promoção da democracia participativa, da paz, da cultura, dos direitos humanos e da inclusão social, através da cooperação descentralizada, e no âmbito do Foro Social Mundial.

As cidades interessadas poderão participar através de diversas alternativas:
1- Assinatura da convocação. Em http://www.wsf2008.net/es
2- Através da realização de uma conferência de imprensa sobre as atividades previstas para as Jornadas de Mobilização e para o Dia de Ação Global.
3- Incorporando sua própria atividade na agenda de ação http://www.redfal.org/dia-accion-global/inscripcion/
4- Através de um suporte comum multimídia: a voz das autoridades locais pela inclusão social e pela democracia participativa.

Os requerimentos técnicos indispensáveis são os seguintes:
O vídeo deverá ter um limite de 3 minutos de duração e a 100 MB (quanto maior for a duração do vídeo, mais este deverá ser comprimido para ficar ajustado a esse tamanho).

Serão aceitos arquivos de vídeo da maioria das videocâmaras, câmaras digitais e telefones celulares com os formatos de arquivo .WMV, .AVI, .MOV e .MPG.

Recomenda-se ajustar o tamanho à 320×240 píxeles.

O vídeo poderá ser comprido com editores de filmes como Windows MovieMaker ou Apple iMovie, por exemplo. Estes tipos de programas permitirão editar vídeos, juntando bandas sonoras e comprimindo o tamanho dos arquivos.

Os vídeos poderão ser enviados de duas maneiras:

– Através de FTP. Os dados para seu acesso são:
Endereço eletrônico: ftp.andaluciasolidaria.org

usuário: sdb0430
Contra-senha: Falvideos08
– Por correio postal a:
Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI)
C/ Moreria, nº 2, 1º
14008 Córdoba , Andalucia , Espanha.