Com a presença de ministros de infra-estrutura, obras públicas, transporte, planificação e representantes do setor privado de vários países da região, na próxima segunda-feira, 10 de novembro se realizará o seminário internacional Infra-Estrutura 2020: Avanços, déficits e desafios na sede da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) em Santiago, Chile.
A reunião é organizada pela CEPAL e pelo Ministério de Obras Públicas do Chile (MOP), e será inaugurada às 9 horas por Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, e por Sergio Bitar, Ministro de Obras Públicas do Chile (Av. Dag Hammarskjöld 3477, Santiago, Sala Raúl Prebisch).
No encontro serão analisados os efeitos das políticas de infra-estrutura no desenvolvimento econômico e social, especialmente a identificação de déficits de infra-estrutura, sua relação com a equidade social e os desafios em matéria de políticas públicas. Junto com isso, o seminário tentará definir os temas emergentes de uma agenda para a ação no âmbito da infra-estrutura econômica, com ênfase no setor do transporte.
O seminário terá quatro módulos, com exposições de especialistas em temas relacionados com o setor financeiro, concessionários, construtores, governos e organizações internacionais:
-Sessão Plenária I: Déficit da infra-estrutura e desafios do desenvolvimento econômico.
-Sessão Plenária II: Infra-estrutura, integração e equidade social. Experiências em projetos sociais e integração territorial.
-Sessão Plenária III: Financiamento da infra-estrutura: principais desafios das alianças públicas-privadas e da regulação dos mercados.
A visão do setor privado: desafios das alianças públicas-privadas.
-Sessão Plenária IV: Conclusões e agenda para as políticas integrais de infra-estrutura, transporte e logística para a integração.
A continuação será realizado um foro de discussão, com comentários a cargo dos ministros participantes.