UruguaiOs Prefeitos dos 19 departamentos do Uruguai que foram eleitos nos últimos comícios municipais de maio assumiram no dia 7 de julho seus cargos para cumprir seus respectivos períodos qüinqüenais de governo.

As investiduras dos novos governantes municipais estiveram rodeadas, em cada uma das capitais departamentais, de cerimônias às quais assistiram autoridades e dirigentes políticos locais e também, em alguns casos, autoridades de países vizinhos.


Entre estes últimos, por exemplo, o vice-presidente argentino Daniel Scioli participou como convidado nos atos de investidura do prefeito de Colônia Walter Zimmer, no sudeste do país e limítrofe com Argentina.

Em Montevidéu, onde assumiu Ricardo Ehrlich, esteve presente o chefe de governo da cidade de Buenos Aires, Aníbal Ibarra.

O presidente uruguaio Tabaré Vázquez, acompanhado pelo vice-presidente Rodolfo Nin Novoa, assistiram a cerimônia de posse do novo prefeito de Rivera, Tabaré Viera. Rivera, no norte do país, é limítrofe com Brasil.

Simultaneamente assumiram também os novos vereadores que integrarão as
19 Juntas Departamentais (órgãos legislativos municipais). Cada junta está integrada por 31 vereadores.

Com a investidura dos novos prefeitos se consolida um novo cenário político no Uruguai. A coligação da esquerda Encontro Progressista-Frente Amplio do presidente Vázquez, que governa a nível nacional desde março, consolidou seu crescimento ao passar de uma a oito prefeituras sob seu controle.

A esquerda governa na capital do país, Montevidéu, e nos departamentos de Canelones, Florida, Maldonado, Paysandú, Rocha, Salto e Treinta e Três.

O Partido Nacional (ou Blanco) governa em dez departamentos: Artigas,
Cerro Largo, Colônia, Durazno, Flores, Lavalleja, Rio Negro, San José,
Soriano e Tacuarembó.

No departamento restante, Rivera, governa o Partido Colorado.

Os novos prefeitos dos governos locais que formam parte de Mercocidades são: Ambrosio Barreiro (Cerro Largo), Juan Giachetto (Florida), Oscar de los Santos (Maldonado), Ricardo Ehrlich (Montevidéu), Julio Pintos (Paysandú), Tabaré Viera (Rivera), Ramón Fonticiella (Salto), Wilson Ezquerra (Tacuarembó) e Gerardo Amaral (Treinta e Três).