A Secretaria Nacional da Infância e Adolescência do Paraguai começará com o programa de atenção integral a infância em situação de rua na cidade fronteiriça de Ciudad del Este após implementá-lo em distintas cidades paraguaias.


A diretora de Políticas Integrais, Rosa Otazú, a ministra da Infância e Adolescência, Dra. Mercedes Brítez de Buzó, e a vice-ministra do citado organismo, Rocío Frutos, proporcionaram dados relacionados a sua estratégia para o trabalho com crianças em situação de rua.

«Temos levado o programa de atenção integral a infância em situação de rua que realizamos aqui em Assunção e cidades pequenas; que é a resposta integral, para o qual é necessário formar um comitê interinstitucional, pois a municipalidade sozinha não pode dar essa resposta integral. Por isso é que não tem consistência o que eles estão fazendo. Tecnicamente, lhes temos entregado esse programa nosso, para o qual faz falta formar um comitê com distintos atores da sociedade civil e governamental sobretudo», declarou Rosa Otazú.

Lembraram que no dia 19 deste mês foi uma delegação da Secretaria Nacional da Infância e Adolescência para ter uma reunião com o prefeito da Ciudad del Este, o Prefeito Municipal Javier Zacarías, e outros representantes governamentais e não-governamentais.

Rosa Otazú apresentou como diagnóstico da existência de organismos de recente criação no lugar como o Conselho Departamental da Infância e da Adolescência e um conselho municipal.

Falou além do mais das conclusões e recomendações, ressaltando a necessidade da atenção em forma integral desde as entidades competentes.

Mencionou-se como alternativa o Lar da Fundação Santo Domingo, para 40 meninos e meninas, que necessitaria 80 milhões de Guaranis para estar em condições.

Quanto aos adolescentes em conflito com a lei penal, mencionam a necessidade da instalação de um centro educativo similar ao de Itauguá.

Enquanto que as meninas e adolescentes vítimas de exploração sexual citaram ao Lar Ceapra, que funciona com contribuições do bispado, do OIT e da municipalidade.

A secretaria, segundo assinalaram, está disposta para coordenar a missão em favor da infância no Este através do seu escritório regional na triple fronteira, instalada recentemente.