Nos dias 26 e 27 de fevereiro a província de Córdoba, Espanha, será sede do I Foro Internacional da Mulher e a Política Local, destinado a analisar e trocar iniciativas locais com a finalidade de afrontar os desafios derivados dos processos de um mundo global e interconectado.
Assistirão ao evento umas 150 políticas, entre prefeitas, vereadoras, deputadas, e gestoras municipais de América Latina, África e Europa.
No âmbito deste primeiro encontro se analisarão aspectos como o papel das mulheres na Aliança de Civilizações e na gestão da interculturalidade no âmbito local, as redes de intervenção, a mulher como sujeito e objeto das políticas locais ou na gestão do território e dos espaços de cidadania.
A primeira jornada do foro se realizará no Palácio de Congressos e no Teatro Cômico Principal, em Córdoba capital, enquanto que para o dia 27 de fevereiro está prevista uma sessão de trabalho na província de Córdoba, na qual serão visitadas experiências de gestão local em vários municípios cordoveses.
Assim mesmo, a programação se encerrará com o concerto «Tempos Estragados», da cantora espanhola Cristina del Valle, que exerce também de embaixadora em Espanha da Campanha de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.
«Tempos estragados é um espetáculo multimídia no qual as canções vão acompanhadas de imagens feitas na Palestina, Cidade Juárez (México), Bagdá (Iraque) ou nos acampamentos de refugiados saharauis em Tindouf, no deserto argelino, que mostram a difícil realidade na qual vivem milhões de pessoas em todo o mundo, ao tempo em que refletem a postura da artista ante as injustiças e os abusos», afirmam os organizadores.
O Foro é organizado pelo Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), com o apoio do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação de Espanha (MAEC), pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), pela Casa Árabe, pela Fundação Internacional e para a América Ibérica de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), pela Câmara de Deputados de Córdoba, pela UNIFEM e pela Iniciativa ART.
Entre os assistentes ao encontro figuram o ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação de Espanha, Miguel Ángel Moratinos (encarregado de inaugurar o evento), a responsável de Relações Internacionais da Fundação Internacional e para a América Ibérica de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), Lucia Sala; a prefeita de Essauira (Marrocos), Asma Chaabi; a prefeita de Córdoba, Rosa Aguilar; e a diretora do Escritório UNIFEM para o Brasil e o Cone Sul, Ana Falú, entre outros.