A Unidade Temática de Cultura de Mercocidades (UTC) convoca às cidades membro da Rede a candidatarem propostas de danças cênicas para participar na quarta edição da Festa do Sul de Mercocidades, que se realizará na cidade boliviana de La Paz durante o mês de outubro. As candidaturas permanecerão abertas até o dia 15 de agosto. 

A Unidade Temática de Cultura de Mercocidades (UTC) convoca às cidades membro da Rede a candidatarem propostas de danças cênicas para participar na quarta edição da Festa do Sul de Mercocidades, que se realizará na cidade boliviana de La Paz durante o mês de outubro. As candidaturas permanecerão abertas até o dia 15 de agosto. 

A 4ª Festa do Sul se desenvolverá durante dois festivais que anualmente se realizam na cidade: o VI Festival Internacional de Dança Contemporânea “Danzénica” e o VII Festival Internacional de Danças Folclóricas “A Dança Integradora de Culturas”. O primeiro tem como objetivo difundir dito gênero através de mostras, exposições, seminários e oficinas que permitam a integração e a troca de experiências. O segundo tem como objetivo principal integrar e divulgar a riqueza da dança nas nossas culturas e povos.

Na categoria Dança Contemporânea, os participantes poderão interpretar em solos, duetos e trios, com propostas de 15 a 25 minutos em coreográficas de obras de curta duração. Solicita-se que a montagem seja simples, não mais de 5 minutos de montagem cenográfica e desmontagem, já que se compartilhará o teatro com outros/as participantes.

Na categoria Dança Folclórica, poderão participar de um a dois casais, mais seu diretor/a, com propostas que durem 6 minutos. A mesma deverá ser dividida em duas partes de 3 minutos cada uma.

As obras selecionadas na primeira categoria atuarão nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2017, no teatro municipal “Alberto Saavedra Pérez”. O teatro tem uma boca de 9 metros por 10 metros de fundo, conta com chão linóleo de dança, iluminação 4 patas laterais de cada lado e tem capacidade para 550 pessoas. Destacamos que se considerará a qualidade dramatúrgica e conteúdo da obra, o nível técnico dos intérpretes, a facilidade de condições de produção da proposta e as condições anteriormente mencionadas.

As propostas em Dança Folclórica atuarão de 26 a 29 de outubro de 2017, sendo distribuídas da seguinte maneira: 4 espetáculos no teatro municipal “Alberto Saavedra Perez”, duas apresentações em espaços alternativos (desfile com trajes típicos e apresentação artística), além de uma exposição do Diretor/a no Seminário, sobre a dança tradicional mais representativa de sua cidade e participação a atividades protocolares.

Os municípios participantes deverão cobrir os cachês solicitados pelos artistas postulados, as passagens do lugar de origem à cidade de La Paz e as de retorno.

A organização do evento cobrirá os gastos de alojamento, alimentação, traslados internos (aeroporto/hotel/aeroporto, traslados por espetáculos programados), custos de organização e produção de espetáculos. Os que participem na categoria Dança Contemporânea terão coberto o alojamento de 19 a 22 de outubro, e na categoria Dança Folclórica de 26 a 29 de outubro.

As cidades interessadas em candidatar companhias e/ou bailarinos, deverão enviar suas solicitações a Fernando Ballesteros pelos correios eletrônicos: [email protected] ou  [email protected], até a terça-feira 15 de agosto de 2017.

Durante a Festa do Sul ocorrerá a reunião de trabalho da UTC. À brevidade ampliaremos a informação relacionada a esta jornada.

Mais informação e/ou consultas escrever aos correios: [email protected] ou [email protected], ou ligar ao telefone 591 2 2406816 ou ao celular 591 60557079.

Acesse a convocatória e os requisitos de candidatura.

Foto: El Cruce. Festival de Artes Cênicas Contemporâneas. Municipalidade de Rosário.

6 de julho de 2017