Dia 31 de outubro de 2016 se celebra o Dia Mundial das Cidades com a temática “Cidades Inclusivas, Desenvolvimento Compartilhado”, ressaltando o importante papel que tem a urbanização como fonte de desenvolvimento global e inclusão social.

Dia 31 de outubro de 2016 se celebra o Dia Mundial das Cidades com a temática “Cidades Inclusivas, Desenvolvimento Compartilhado”, ressaltando o importante papel que tem a urbanização como fonte de desenvolvimento global e inclusão social.

A celebração do Dia Mundial das Cidades se realiza desde 2014, e nesse âmbito se estimula a governos, organizações internacionais e à sociedade civil, a que planifiquem a ampliação das cidades em rápido crescimento, seguindo as metodologias e princípios do desenvolvimento sustentável, com o fim de evitar a proliferação de bairros marginais, melhorar o acesso aos serviços básicos, favorecer as políticas de moradias inclusivas, aumentar as possibilidades de emprego e criar condições de vida seguras e saudáveis.

Compartilhamos uma mensagem do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, no Dia Mundial das Cidades:

31 de outubro de 2016

“Cada vez mais, a humanidade encontra seu lar nas cidades, que são tão fundamentais, em relação ao clima, a prosperidade mundial, a paz e aos direitos humanos. Mais da metade da população do mundo vive em cidades e assentamentos humanos, e se prevê que essa proporção aumente dois terços até 2050.

Para transformar nosso mundo, devemos transformar suas cidades.

O crime, a poluição e a pobreza prejudicam a centenas de milhões de moradores das cidades. Ao mesmo tempo, as áreas urbanas são centros de energia, inovação e dinamismo econômico. Investindo nas cidades podemos promover o progresso nas sociedades.

A questão vai ganhando cada vez mais impulso. A Conferência Hábitat III, concluída recentemente, aprovou a Nova Agenda Urbana, onde se projeta um ideal de cidades justas, seguras, acessíveis, resilientes e sustentáveis. Isto definiu um marco no estabelecimento de normas mundiais para o desenvolvimento urbano sustentável, que gerou uma nova forma de pensar sobre a maneira de planificar e administrar as cidades e de viver nelas.

Graças a esta Nova Agenda Urbana, e aos demais marcos e programas mundiais criados recentemente (a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda para a Humanidade, o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres e a Agenda de Ação de Addis Abeba), a urbanização sustentável ocupará um lugar central em nossos esforços para eliminar a pobreza e obter o desenvolvimento e a prosperidade para todos. Também pode se constituir em um complemento do Acordo de Paris sobre a mudança climática.

A ação local é fundamental para a realização do potencial desses acordos mundiais. No Dia Mundial das Cidades, renovamos nossa determinação de enfrentar os problemas urbanos e forjar soluções duradoras. Juntos, podemos mostrar como o êxito nas cidades inspira a mudança em todo o mundo”.

Fonte: Nações Unidas