No ultimo dia 13, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou o Movimento Respeito por BH no painel de boas práticas “Por que o meu município é uma Cidade Educadora?” no âmbito do V Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras realizado em Sorocaba.
No ultimo dia 13, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou o Movimento Respeito por BH no painel de boas práticas “Por que o meu município é uma Cidade Educadora?” no âmbito do V Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras realizado em Sorocaba.
O Movimento ‘Respeito por BH’ é um dos seis Projetos Sustentadores que estão inseridos na área de resultado Cidade Sustentável do “BH Metas e Resultados”, que é um dos planos de campanha do Prefeito Marcio Lacerda para um novo modelo de gestão estratégica.
Conduzida pela Analista de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Rosane Corgosinho, e pela Delegada de Meio Ambiente da Polícia Civil, Dra. Cristianne Moreira, a apresentação deu ênfase às ações de combate a pichação que trabalha com a sensibilização de estudantes e da sociedade em geral que participam de operações de despixe e de campanhas de conscientização, como por exemplo, a Exposição Itinerária “Cidadão cuidando do que é de todos”.
O Encontro que teve como tema “Aprender nas Cidades e com as Cidades” consistiu um importante espaço para o diálogo entre as cidades, que pela primeira vez puderam expor as suas práticas educativas. Estiveram também representadas mais 12 cidades: Caxias do Sul (RS), Dourados (MS), Jequié (BA), Montes Claros (MG), Santiago (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São Paulo (SP), a anfitriã Sorocaba (SP) e o Município de Morón, na Argentina, convidado especial que apresentou o Projeto Estados+Direitos da Rede Mercocidades.
Além do painel de boas práticas, no dia 13, foram organizadas visitas técnicas às políticas públicas educativas de Sorocaba, o que permitiu um intercâmbio enriquecedor aos participantes do evento, entre eles 10 funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte, e a Reunião da Rede Brasileira de Cidades Educadoras que foi coordenada pela Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Macaé Evaristo, que permitiu discussões para as perspectivas futuras da Rede, bem como para a apresentação das ações realizadas e dos resultados já conquistados.
Na quinta-feira, dia 14 de abril, o evento terminou com a conferência do Assessor da Associação Internacional de Cidades Educadoras, Sr. Manuel Del Pozo, que ressaltou a capacidade educadora do ser humano e, portanto, da cidade entendida como um ser humano coletivo: “É na sociedade que a sociedade se humaniza, mas é na cidade que se constrói pessoas coletivas” e com uma mesa de trabalho composta pelo Diretor Geral do Instituto Paulo Freire Professor, Moacir Gadotti, o Representante da Unesco no Brasil, Sr. Paolo Fontani, e mediada pela Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Macaé Evaristo.