No âmbito do Plano de Desenvolvimento Estratégico, o Município argentino de Morón contínua hierarquizando as zonas das passagens estruturais que estavam em desuso ou degradadas.
As obras melhoram a qualidade de vida do entorno, hierarquizam a zona, oferecem espaços de lazer, fomentam o entretenimento, o encontro e a apropriação do espaço público.
Trata-se de artérias de grande importância para conectar a cidade, que estavam sem tratamento, sem asfaltos, as quais se interveio com programas integrais de melhoramento e incorporação de espaços verdes que acompanham o projeto. Estas são agora, as passagens, Stevenson, Santa Maria de Oro e 2ª Rivadavia-Cumelén e estão incluídas, junto com outras no Programa passagens estruturais, de nosso Plano de Desenvolvimento Estratégico.
Passagem Stevenson:
Este projeto integral envolve a uma artéria indispensável no sul do distrito, que une em sentido leste-oeste a Morón sul com Castelar sul e conecta a Av. Don Bosco (limite com o distrito vizinho de La Matanza) e a rua Hortiguera (limite com o distrito vizinho de Merlo).
Limítrofe ao espaço entre a ruas Stevenson e as vias da Ferrovia -Linha Belgrano- está se desenvolvendo um parque linear cuja 1ª Etapa já finalizou. A obra inclui um novo caminho, iluminação, bancos, trabalhos de arborização, muros didáticos e decorativos e jogos infantis. Também se construíram 2 novas pracinhas nos extremos, com jogos para crianças e espaços para lazer. No parque, que continuará em etapas, também se instalarão seis estações de saúde ao longo de toda a extensão do espaço verde.
Passagem Santa Maria de Oro:
Em um primeiro momento se pavimentaram 10 novas quadras na rua Santa Maria de Oro. Tomou-se uma franja paralela ao projeto, para desenvolver um grande caminho verde linear, sobre terrenos limítrofes, pertencentes à VII Brigada Aérea, propriedade da Força Aérea Argentina, que dota de qualidade espacial e paisagística ao entorno. Desta maneira, o asfalto e a arborização permitirá um desenvolvimento residencial e produtivo.
Prevê-se a criação de duas praças nos extremos, e de um caminho verde ao longo das avenidas onde ademais se construirão estações de saúde, setores para descanso e jogos para crianças. Também, já foram realizadas as obras para o estabelecimento de um calçadão e uma ciclovia na 1º etapa do parque, que se converterá num espaço privilegiado para a realização de atividades esportivas.
Está intervenção permite a conexão em sentido leste-oeste entre as localidades de Morón e Castelar e facilitará através da ciclovia o acesso ao Poliesportivo Municipal Gorky Grana.
2ª Rivadavia – Cumelén:
Está localizada em Castelar Centro-Norte. O espaço da 2ª Rivadavia que se pavimenta comunicará a zona central de Castelar com a rua Santa Rosa, limite com o distrito vizinho de Ituzaingó. Na interseção com a rua Campinchuelo, o Município realiza uma nova pracinha que hierarquizará o entorno, estenderá a Praça Cumelén, criada pelo município em terrenos pertencentes à Ferrovia, e dará continuidade à ciclovia e ao passeio arborizado limítrofe às vias. A sua vez, a praça contará com uma estação de saúde, integrada por aparelhos para a realização de exercícios aeróbicos, um espaço com jogos infantis e espaços para descanso, novos postes de iluminação, e trabalhos de arborização.