No âmbito do Programa Ferramentas para o Trabalho para o Desenvolvimento Local e a Economia Social, realizou-se a entrega de cheques simbólicos destinados a dois empreendimentos no Município argentino de Salvador de Jujuy, um de Artesanatos em Couro e outro de Serigrafia (Servi Graf), que beneficiarão a famílias de escassos recursos que buscam uma saída laboral.

O Prefeito Raúl Jorge entregou o valor simbólico pela quantia de 12.954 pesos a Alejandro Javier Mamaní, correspondente ao Projeto de Serigrafia Servi Graf, conforme ao disposto pelo Decreto Municipal Nº 1771.08.036. De igual modo, José Pereira recebeu um cheque simbólico correspondente ao Projeto de Artesanatos em Couro Tochi, segundo as disposições do Decreto Municipal 1769.08.036.

Participaram do ato protocolar, ademais do mandatário municipal, do Secretário de Planificação e Desenvolvimento, Lic. Gustavo Muro; a Diretora Geral de Planificação Estratégica, Marta Russo Arriola; funcionários municipais e beneficiários do Programa «Ferramentas para o Trabalho».

Especificou-se que a Secretaria de Planificação e Desenvolvimento realizará a compra direta em forma conjunta com os beneficiários dos citados empreendimentos, dos insumos e das ferramentas segundo convênios de financiamento aprovados pela Direção Nacional de Promoção do Emprego, da Secretaria de Emprego do Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social, e da Municipalidade de San Salvador de Jujuy.

Trás o ato, o Prefeito Raúl «Chuli» Jorge expressou: «é um grande orgulho poder ser o vínculo para que existam empreendimentos, que não tenham que ver com o que passa naturalmente na cidade e em uma província como a nossa, onde parecera que a única tarefa trabalhista é o emprego público, com um limitante muito grande, como todos conhecemos».

«Felicito-lhes por essa iniciativa, de gerar projetos produtivos familiares que em alguns casos, são bem pequenos mas estão inseridos numa rede da qual formamos parte, porque vamos tratar de consumir os produtos que vocês elaboram, assim como de dar difusão ao que verdadeiramente somos capazes de fazer na cidade, de modo que agradecemos sua participação e na próxima semana seguiremos entregando subsídios similares” – declarou.

O Secretário de Planificação e Desenvolvimento, Gustavo Muro, disse que «a Municipalidade põe a serviço destes dois projetos, o apoio não só na compra senão em cotizar os melhores preços e ajudar a resolver os inconvenientes que vão surgindo, que recebam o assessoramento de contadores e advogados para que tudo funcione corretamente. Sempre que haja um empreendedor e o financiamento necessário para seu empreendimento, também será necessário o assessoramento técnico para que esse empreendimento tenha êxito».

Já a Diretora Geral de Planificação Estratégica, Marta Russo Arriola, disse que foram adjudicados dois projetos mais do Programa Ferramentas para o Trabalho, chegando a um total de vinte e dois: «com isto se consegue transformar os planos assistenciais em políticas de integração, tanto social como produtiva, para que favoreça o emprego genuíno em Jujuy», afirmou, explicando que «através do escritório de emprego da Municipalidade de San Salvador de Jujuy, chamamos a todos aqueles Chefes de Lar e desocupados que se interessem em apresentar projetos produtivos, que se aproximem desta dependência onde se informará sobre como estes são formulados e o mais importante, é que para ajudá-los a formulá-lo, também recebem o assessoramento técnico e financeiro».