Para esta IV Etapa do Curso “Todos Somos Mercosul”, o Programa Somos Mercosul, o Centro de Estudos para a Formação em Integração Regional (CEFIR) e a Subsecretaria de Integração Econômica Americana e Mercosul, da Chancelaria Argentina, convocam a todas as organizações sociais, entidades educativas, instituições públicas a nível nacional ou subnacional e redes regionais para se inscreverem e participarem.
O curso se desenvolverá através da modalidade e-learning (virtual) de 15 de junho a 28 de julho, os interessados em participar terão prazo até o dia 7 de junho próximo para se inscrever, enviando a ficha de inscrição completa ao seguinte correio eletrônico: [email protected]
Esta iniciativa tem como objetivo aproximar ao conjunto da cidadania as noções básicas sobre a estrutura e a história do Mercosul, assim como suas principais conquistas e espaços para a participação, entendendo a formação e a capacitação como uma responsabilidade ineludível dos Estados e como um passo prévio para a participação de todos os cidadãos/ãs no debate sobre o modelo de integração que se está construindo.
O curso está dividido em cinco unidades. Na primeira delas se realiza um recorrido pelos antecedentes do Mercosul, assim como por seus acordos fundamentais, com o fim de situar histórica e analiticamente o conjunto das ações depois desenvolvidas no âmbito do processo de integração.
A segunda unidade se centraliza na estrutura institucional do bloco, entrando em detalhe nas formas de funcionamento dos distintos organismos existentes a nível regional, permitindo assim dar andamento à terceira unidade que mostra as formas e os canais existentes para a participação social dentro destas mesmas estruturas. Acrescenta-se nesta um tema central para alcançar um Mercosul equitativo e solidário, a integração produtiva.
Finalmente, a quarta unidade analisa as ações que estão sendo realizadas para conseguir o fortalecimento da unidade sul-americana e, a quinta unidade está inteiramente dedicada ao papel das regiões e das cidades no processo de integração.
Todas as unidades contam com leituras complementares, assim como sugestões para acessar a distintos sites Web relacionados com o curso. Ademais, ao finalizar cada unidade, pode se realizar uma auto-avaliação para ir fixando os conteúdos antes de realizar a avaliação final.
Ao se tratar de um curso à distância, baseado na modalidade e-Learning, cada aluno irá desenvolvendo sua capacitação de acordo a sua disponibilidade horária, ainda que se estabeleça como prazo um período de 2 meses para realizar a avaliação final. Cada aluno contará com apoio de um orientador que o guiará nas leituras, e um espaço dos participantes onde poderá interagir e debater com o resto do alunado.
Ao ser um curso virtual, a possibilidade de contar com acesso a Internet é fundamental. De todas as formas, para superar o problema daqueles que não contem em forma permanente com esse meio, existe a possibilidade de ir seguindo o curso através de um CD-ROM que é entregue com o conjunto dos materiais. Entretanto, ao momento da inscrição e da avaliação, deve sim ou sim contar com Internet, já que estas se realizam por esse meio.
Mais informação através do seguinte contato:
Secretaria Executiva 2008-2009 Rede Mercocidades
Prefeitura Municipal de Canelones-Uruguai
e-mail: [email protected]
Tel-fax.: (05982) 908 58 20