De 13 a 15 de maio, Buenos Aires será sede deste IV Congresso, que tratará o seguinte tema: «Educação e Pensamento Geracional para um Futuro Comum».
O Objetivo deste IV Encontro é fomentar a reflexão entre militantes partidários, líderes juvenis e estudantes sobre questões que, afetando as realidades nacionais, são projetadas sobre a integração regional.
A atividade reunirá a representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México,
Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Puerto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Durante o encontro será realizado um balanço para analisar os avanços e as dificuldades que foram encontradas para concretizar uma agenda positiva de integração na região, tratando de dar respostas a perguntas como: Conseguiu-se um maior ânimo de identidade regional? Consolidou-se uma cultura política e institucional favorável à integração de nossos países? É possível executar uma agenda positiva de ações desde a juventude da América Latina simultaneamente?
Serão debatidos especificamente os seguintes temas:
-Desenvolvimento Produtivo e Inclusão Social;
-Educação e Desenvolvimento Regional;
-Democracia, Justiça e Segurança Cidadã;
-Integração Regional, mais que um acordo comercial;
-Os jovens e o Aprofundamento de um Novo Modelo de Desenvolvimento.
A Associação Civil de Estudos Estratégicos para América Latina e Caribe (aceepalc) é a responsável pela organização do encontro.
A atividade foi declarada de interesse educacional pela Secretaria de Educação Nacional e de interesse social pela Legislatura da Cidade de Buenos Aires.
Acesse ao programa do encontro e aos requisitos de inscrição