No próximo dia 7 de maio a Municipalidade argentina de Rafaela será sede do V Seminário Internacional da Rede de Desenvolvimento Econômico, Territorial e Emprego para América Latina e Caribe (DETE-ALC), «Crise Econômica Mundial e Desenvolvimento Econômico Territorial. Contribuições para um Melhor Desenvolvimento».

A atividade reunirá a especialistas, desenhistas e gestores de programas de desenvolvimento econômico territorial de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Itália, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Nesse âmbito se reunirão membros da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local de Mercocidades.

Os membros de Mercocidades poderão se inscrever para a atividade gratuitamente, só mencionando a sua afiliação no momento da inscrição. As vagas são limitadas. Os participantes deverão pagar seus gastos de translado e alojamento.

A Rede DETE-ALC foi criada com o objetivo de apoiar, mediante um esforço coletivo de aprendizado e cooperação, as políticas de desenvolvimento econômico local e trabalho digno como parte substantiva das políticas de Estado na América Latina e no Caribe.

Desde sua fundação, a Rede realiza um encontro anual onde seus integrantes
trocam experiências e aprendizados. O Seminário correspondente a 2009 será realizado em Rafaela, Santa Fé, Argentina, e estará focalizado no potencial de contribuição do DETE para gerar novas saídas diante aos efeitos da atual crise mundial.

Entre as personalidades que participarão deste seminário estão: de Espanha, Francisco Alburquerque e Antonio González Cabrera; de Brasil Ladislao Dowbor e Patricio Vergara; de Argentina, Oscar Madoery, Pablo Costamagna e Fabio Quetglas; de Uruguai, José Arocena e Enrique Gallichio; de Chile, Sergio Boisier, Carlos Calderón e Julio Ruiz; de Equador, Rosalia Arteaga; de Peru, Artemio Pérez; de Bolívia, Luis Javier Zubieta Herrera entre outros.

Além da Rede DETE-ALC, este seminário está organizado conjuntamente com: a Municipalidade de Rafaela, que tem uma reconhecida trajetória na incorporação destes temas na agenda pública e múltiplos processos e projetos a respeito; e a Agência de Desenvolvimento e Inovação (ACDICAR), que é um espaço institucional de conciliação pública e privada que impulsiona o crescimento de Rafaela e da região fortalecendo a produtividade e a competitividade com o fim de obter o desenvolvimento econômico e social.

Confirmar presença através dos seguintes correios eletrônicos: [email protected],[email protected] ou telefonicamente ao tel. 54 – 3492 – 502000 ramal: 205.

O prazo de inscrição é até o dia 30 de abril.
Custo inscrição: conferência $ 150 (pesos argentinos). Vagas limitadas.