O Parlamento do Mercosul (Parlasul) realizará uma sessão plenária entre, hoje segunda-feira e terça-feira que vem em Assunção (Paraguai). Entre os temas da agenda, está a proposta que recomenda a criação do Centro de Operações de Emergência Regional, um órgão para atuar no seguimento climático e na preparação de ações de assistência contra desastres naturais nos países do Mercosul. A proposta prevê que o centro de operações tenha sua sede na capital paraguaia, informou a «Agência Câmara», do Brasil.
Os parlamentares também vão analisar a proposta que recomenda a criação da Secretaria Permanente do Idoso do Mercosul, que deverá criar e implementar legislações e políticas para melhorar as condições de vida dos anciãos. Outra função da secretara seria incentivar a cooperação entre os governos, a sociedade civil e o setor privado para estabelecer ações relativas ao envelhecimento populacional.
A pauta do Parlasul também inclui a proposta da criação do Estatuto de Cooperativas do Mercosul, que tem como objetivos harmonizar as legislações e as políticas públicas sobre este setor nos países do bloco e, facilitar a atividade cooperativa em áreas de fronteira. O Parlasul também vai debater a proposta que recomenda aos governos brasileiro e paraguaio de acelerar a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraná (conexão entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e o porto Presidente Franco, no Paraguai).
Entre os temas que serão discutidos estão, ainda, a proporcionalidade na composição do Parlasul (critério do tamanho das bancadas de cada país), a criação do Tribunal de Justiça do Mercosul e a adoção do guarani como idioma oficial do bloco, de forma conjunta com o português e o espanhol. As reuniões de segunda-feira e terça-feira serão realizadas na sede do congresso nacional paraguaio.