Lança-se convocatória a estudantes e pesquisadores para apresentarem trabalhos na área «Agroindustrial» para concorrer no prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2009.

Serão recebidos os trabalhos até o dia 17 de agosto de 2009 para todas as categorias: «Iniciação Científica», «Estudante Universitário», «Jovem Pesquisador» e «Integração».

Para esta edição, o tema do Prêmio é a «Agroindústria», que se refere ao ramo da indústria que processa ou beneficia matéria-prima de origem agrícola, pecuária, aquicultura ou silvicultura e a vende como produto para consumo ou matéria-prima a outras indústrias.

O prêmio tem os seguintes objetivos:

-Reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem uma potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.
-Incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação orientada ao Mercosul.
-Contribuir no processo de integração regional entre os países membros e associados ao Mercosul, mediante o incremento da difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Mercosul.

O prêmio é organizado pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECeT) com o patrocínio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil (MCT/Brasil) e da Petroleira brasileira (Petrobras), com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Destinado a Jovens Pesquisadores, foi criado pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECeT), em 1998. Até o ano 2000, somente para Jovens Pesquisadores, foram lançadas duas convocatórias: em 1998, com o tema «Alimentos»; em 2000, com o tema «Meio Ambiente – Tecnologias Limpas». Para estas duas convocatórias, o modelo utilizado pela RECeT foi a concessão de um prêmio por país, com base em temas, prazos, normativas e critérios únicos com o objetivo de dar maiores oportunidades a pesquisadores de todos os países. Permitiu-se a participação dos países associados.