A Cúpula dos Governos Locais sobre a Mudança Climática, que será realizada entre os dias 2 e 4 de junho de 2009 em Copenhague, Dinamarca, será decisiva, pois os governos locais foram convocados para entrarem em consenso com uma posição comum e unificar suas vozes em vistas da COP-15, a Conferência sobre a Mudança Climática das Nações Unidas, que será celebrada também em Copenhague em dezembro de 2009, quando será debatido um acordo pós-Kioto.
O encontro será propício para lutar pelo reconhecimento legal e institucional dos governos locais no próximo tratado global sobre o clima. Assim como, a capacidade dos governos locais de cumprirem com os compromissos assumidos, promovendo um acordo climático mais ambicioso.
Ao coincidir com as reuniões do Escritório Executivo de CGLU em junho de 2009, a Cúpula dos Governos Locais de Copenhague será uma oportunidade única, convergindo nela cidades, governos locais e associações procedentes de todo o mundo.
A este evento lhe precede o encontro de governos locais e regionais, assim como o de diversas redes, que acudiram à cidade francesa de Nantes, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2009, na ocasião do 2º Simpósio celebrado no âmbito da Folha de Rota dos Governos Locais pelo Clima.
Após as reuniões de dezembro de 2008 em Poznan (Polônia), este simpósio contribuiu para coordenar as redes de governos locais ativas em matéria da mudança climática.