Este 16 de março Montevidéu foi sede do lançamento em conferência de imprensa do projeto regional «Inovação e coesão social: capacitação metodológica e visibilidade de boas práticas». A iniciativa se implementará num prazo de três anos e meio, a partir de 2009 e está dirigida a autoridades locais e atores de organizações da sociedade civil, das 198 «mercocidades».

Durante o evento foi apresentado oficialmente o programa e foi realizado o lançamento da primeira convocatória.

O programa, que em seu primeiro módulo (de um total de 6) se denominará INNOVA, capacitará a autoridades locais e atores de organizações da sociedade civil para a elaboração de projetos de caráter regional. A primeira capacitação terá uma instância presencial em Montevidéu, de 25 a 29 de maio (com todos os gastos pagos) e será acompanhada mais adiante por uma capacitação virtual na qual serão formulados os diversos projetos.

A conferência, que reuniu a destacadas figuras dos âmbitos local, nacional, regional e internacional, foi presidida pelo Prefeito de Montevidéu (Uruguai), Ricardo Ehrlich, pelo Prefeito de Canelones (Uruguai) e atual Secretário Executivo de Mercocidades, Marcos Carámbula, Horacio Ghirardi, Secretário de Governo da Municipalidade de Rosário (Argentina), Juan Víctor Monfort, Encarregado de Negócios a.i da Delegação da Comissão Européia para Uruguai e Paraguai e Daiana Ferraro, Assessora da Divisão de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura de Montevidéu e Diretora do Projeto.

Na cerimônia de lançamento, o Prefeito de Montevidéu (Uruguai), Ricardo Ehrlich, afirmou: «Temos uma grande expectativa de que este projeto, que tem um apoio muito grande da União Européia, seja uma ferramenta muito útil para reforçar e ampliar a integração»,

Já Horacio Ghirardi, Secretário de Governo da Prefeitura de Rosário (Argentina), destacou que a iniciativa «seguramente colaborará nos processos de transformação» das cidades do Mercosul, que tentam «superar as desigualdades sociais». «Os problemas de segurança, integração e desenvolvimento são comuns às cidades do Mercosul e Innova nos pode dar boas ideias para enfrentá-los», acrescentou.

O evento também serviu para anunciar a realização da próxima Cúpula de Mercocidades que entre os dias 20 e 25 de julho terá sua XIV edição.

O programa capacitará a 108 participantes durante 3 anos e meio em instâncias presenciais em 6 cidades da região e formulará 60 projetos regionais prontos para apresentarem o seu financiamento. Da totalidade dos projetos, 9 serão beneficiados de um acompanhamento especial para conseguir seu financiamento e 3 serão total ou parcialmente financiados por este projeto a razão de um por ano.

Os interessados em participar deverão apresentar o Formulário de Candidatura até o dia 13 de abril de 2009. Do total serão selecionados 18 participantes, que serão avaliados junto a suas propostas. Toda a informação referente ao projeto e o perfil dos convocados se encontra em www.mercociudades.org/innova.

O projeto é financiado em um 90% pelo programa «Associações não estatais /Autoridades locais» da Comissão Européia e em um 10% pela Prefeitura de Montevidéu, com um monto total de aproximadamente 1.900.000 euros.