Na próxima segunda-feira 16 de março, Montevidéu será a sede da conferência de imprensa que lançará o projeto «INNOVA: Inovação e Coesão social: capacitação metodológica e visibilidade de boas práticas», uma ambiciosa iniciativa protagonizada pelas cidades do MERCOSUL.

Durante a conferência será realizado o lançamento oficial da iniciativa e a convocatória a seus primeiros participantes.

O Prefeito de Montevidéu (Uruguai), Ricardo Ehrlich e o Prefeito de Canelones (Uruguai), Marcos Carámbula, ministrarão a conferência de imprensa na qual participarão Juan Víctor Monfort, Encarregado de Negócios a.i da Delegação da Comissão Européia para Uruguai e Paraguai; Martín Sabbatella, Prefeito de Morón (Argentina); e Horacio Girardi, Secretário de Governo da Prefeitura de Rosário (Argentina). O evento contará ademais com destacadas figuras dos âmbitos local, regional e internacional.

Num prazo de três anos e meio, INNOVA capacitará a autoridades locais e atores de organizações da sociedade civil para a elaboração de projetos de caráter regional, que serão financiados com fundos de cooperação internacional.

Os projetos, destinados a fortalecer o protagonismo local no MERCOSUL, deverão considerar as seguintes temáticas:

-Integração produtiva
-Cidadania regional
-Inclusão social
-Participação e equidade de gênero
-Cooperação público/privada
-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Durante a conferência serão expostos os perfis dos futuros participantes, que entre outros aspectos, deverão ter um mínimo de experiência inicial de desenho e de implementação de projetos locais de coesão social, assim como também, ao menos um esboço de projeto de caráter regional.

INNOVA será estendido às cidades integrantes de Mercocidades, rede que soma 198 cidades do MERCOSUL, e inclui a governos locais de países associados ao bloco.

É uma proposta de Mercocidades, Fundação Tiau, Iheal-local e Racine, financiada pela Comissão Européia.

A atividade será realizada na próxima segunda-feira, 16 de março, às 11 horas na Sala de Imprensa do Edifício Mercosul, Luis Piera 1994 térreo Montevidéu – Uruguai.