O programa DF Digital, em andamento na cidade de Brasília, Brasil, comemorou a capacitação e a formação digital de 36 mil alunos no ano 2008.

O ano 2009 já conta com 16 mil alunos em curso e outros 6.172 à espera para começar.

Do total de alunos de 2008, 2.468 são alunos da rede pública de ensino integral de 7 a 10 anos de idade.

Todos os alunos que concluem os cursos passam a formar parte de um banco de talentos, que depois é distribuído em todas as instituições de encaminhamento para o mercado de trabalho e a demanda de profissionais qualificados. «Sabemos que toda esta gente está capacitada com a maior qualificação para encontrar lugar no mercado profissional», afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas.

DF Digital é promovido pela Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia e pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), em associação com o Oscip Programa Providência.

O programa oferece à população do Distrito Federal oportunidades de inclusão digital, com cursos de informática e Internet, integrando também a inclusão social com cursos de qualificação profissional com mais de 70 cursos, incluindo lições de língua portuguesa e cidadania.

Telecentros

O programa Telecentros, implantado com os mesmos princípios, requisitos técnicos e metodologia de solução e aprendizado que o DF Digital, funciona atualmente em 46 igrejas católicas de Brasília.

Em cada uma destas unidades estão instalados 11 computadores com Internet Banda Larga, além do sistema de qualificação profissional (MSD da NT Educação).

O balanço relativo ao Programa Telecentros em 2008 apontou a 5.655 cursos aplicados e 3.541 alunos certificados em qualificação profissional. Neste momento, tem 11.392 alunos em aulas e 1.153 alunos na lista de espera, o que totaliza 19.086.