Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas reunirá, em Brasília, aproximadamente a 3.500 gestores municipais de todo o Brasil, além de secretários e assessores.

A mortalidade infantil, o analfabetismo, o sub-registro civil, o combate à pobreza, entre outros temas nacionais e regionais, serão debatidos durante o evento.

A abertura oficial do encontro será realizada às 14 horas da terça-feira, 10 de fevereiro, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que estará acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, além de outros ministros.

A iniciativa conta com a associação de três entidades: a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Também participam da organização a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Governo do Distrito Federal.

O encontro dos Prefeitos, que recém empossados, forma parte das atividades do Grupo de Trabalho Interministerial, criado em abril do ano passado, na XI Marcha dos Municípios, para tratar da transição municipal. A idéia foi concebida no âmbito do Comitê de Articulação Federativa da SRI-PR, por meio de debates entre os órgãos do Governo Federal, das entidades nacionais municipalistas e das demais parcerias na promoção do evento.