No próximo dia 10 de fevereiro de 2009 vence o prazo para a apresentação de projetos no marco das duas Convocatórias da Comissão Européia dirigidas a Atores Locais Governamentais e Atores Locais Não-Governamentais, as quais financiarão atividades «multi-país» em países da América Latina e do Caribe (incluindo Cuba).

Se bem as bases das convocatórias estão escritas no idioma inglês, podem ser resumidas algumas de suas características:

1. São duas convocatórias distintas: uma dirigida a Atores Não-Estatais e a outra dirigida a Autoridades Locais «Multi-País».

2. Ambas promovem a aliança de governos locais e/ou atores não-estatais como condição necessária para a apresentação de projetos.

3. Entre os atores não-estatais estão incluídos, entre outros, as organizações não-governamentais, como associações civis sem fins lucrativos, cooperativas, mutuais, conselhos profissionais, fundações independentes, fundações políticas, organizações defensoras dos direitos humanos, associações que lutem pelos direitos das pessoas com deficiências físicas, etc.

4. No dia 10 de fevereiro vence o prazo para a apresentação de um Rascunho, chamado ‘Concept Note’ na convocatória, o qual é um documento de 4 páginas com o resumo do projeto. Uma vez superada a primeira etapa da seleção, os beneficiados devem apresentar o formulário completo final.

5. As organizações devem estar registradas no sistema PADOR da Comissão Européia, um trâmite simples feito através da Internet no seguinte endereço eletrônico:
http://ec.europa.eu/europeaid/work/onlineservices/pador/index_es.htm

Ingressando ao site recém mencionado também poderão ter acesso às bases da convocatória, as mesmas se encontram em inglês, entretanto o Rascunho do Projeto pode ser apresentado em castelhano.

Mais informação através do contato:
Eduardo Merodio – Diretor Executivo
IDEPA. Instituto para o Desenvolvimento
da Democracia Participativa
[email protected]
www.idepa.org.ar