No próximo dia 5 de dezembro será realizado o lançamento da Comissão Intermunicipal de Juventude da Associação de Municípios da Região dos Vales e da Confluência dos rios Limay e Neuquén. Representando da Secretaria Executiva de Mercocidades assistirá Damián Rodríguez.
O encontro tem como objetivo inaugurar um espaço de trabalho coordenado, horizontal e solidário, entre os treze municípios que compõem esta Associação argentina de Municípios.
Ao mesmo tempo, fortalecerá a Associação frente às instituições supramunicipais e gerará possibilidades de acesso a diferentes vias de financiamento provincial, nacional e internacional.
O processo de regionalização que está sendo realizado pelos treze municípios significa um avanço sem precedentes no desenvolvimento regional. O crescimento sustentável que realizam estes municípios implica numa reconsideração dos limites e alcances das políticas públicas e das instituições tradicionais. Os fluxos comerciais, econômicos, populacionais e culturais que existem entre eles exibem a existência de problemas comuns que requerem abordagens conjuntas.
Neste contexto, em matéria de juventude, também se detectam problemas metropolitanos cujas soluções se tornam impossíveis de resolver de forma unilateral. Entre eles se encontram: a deserção escolar, o acesso a estudos superiores, a inserção laboral, as adicções, a violência, o acesso à primeira vivenda e o primeiro emprego. Estas problemáticas, em sua maioria de origem cultural e econômico, se apresentam como uma variável de análise excludente na incidência das realidades locais entre si.
A partir deste encontro se formulará um plano de trabalho conjunto, que permitirá diagnosticar, planificar e intervir com maiores possibilidades de êxito.
Participarão do evento as equipes responsáveis da juventude dos municípios de Neuquén e Rio Negro; organizações intermediárias, dirigentes Jovens e cidadãos interessados em geral.
Na atualidade a cidade de Neuquén exerce a presidência da Associação de Municípios.
A atividade será realizada no Salão Azul da Biblioteca Central da Universidade de Comahue, Neuquén, de 10 a 18 horas.