Desde o dia 27 de novembro está se realizando em Montevidéu, Uruguai, um acampamento temático no qual estão sendo trabalhados os conteúdos vinculados aos Objetivos do Milênio, com o fim de gerar um olhar integrador desde a prática. O acampamento se estenderá até o dia 1º de dezembro.

Participam do acampamento 47 adolescentes (11 e 12 anos) provenientes de seis cidades do Mercosul: Canelones, Montevidéu, Paysandú, Pergaminio, Santo André y Treinta y Tres.

O acampamento busca fomentar a discussão de temas e questões, tradicionalmente reservadas a dirigentes e especialistas, em crianças e adolescentes, para que estes contribuam na construção de uma consciência regional.

Uma das exigências na hora de definir os participantes da atividade foi a da equidade de gênero -50 por cento para cada um dos gêneros.

A proposta convidou a jovens entre 11 e 12 anos, com a intenção de impactar numa faixa etária na que sejam incorporados estes conceitos com a menor quantidade possível de prejuízos, e com a maior abertura desde os próprios protagonistas, levando em consideração a suficiente maturidade destes para que possam incorporar criticamente o que for trabalhado.

Os objetivos da proposta são:

-Promover e aprofundar as ações educativas e construtoras da cidadania desde os municípios, e ao mesmo tempo, fomentar as coordenações entre os diferentes municípios integrantes da Rede Cidades Educadoras nas temáticas definidas em seu último congresso em São Paulo.

-Comprometer aos municípios numa atividade de construção da cidadania, e transformá-los em agentes ativos na integração regional.

-Contribuir na construção de um sentido de identidade regional desde cedo, com pouca idade, com a intenção de dar conteúdos aos processos de integração regional.

-Promover o debate das novas gerações sobre os temas vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as estratégias para abordá-los.

Como antecedentes do acampamento estão: o Acampamento da Paz que reuniu a jovens de todo o mundo em 2006 e o Acampamento de Mercocidades em 2007 que contou com participantes de cidades de todo o Mercosul, ambas as atividades foram realizadas em Montevidéu.

Nesta oportunidade a atividade é organizada pela Prefeitura Municipal de Montevidéu e conta com o patrocínio da UnaONU, da UNICEF e do Instituto Nacional de Alimentação do Uruguai (INDA).

As unidades municipais responsáveis do acampamento são: a Comissão Montevidéu Cidade Educadora, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a Secretaria da Infância e a Secretaria de Esportes.