A cidade argentina de Saladillo, localizada na Província de Buenos Aires, será sede da 5ª Edição do Festival Nacional de Cinema com Vizinhos, que se realizará de 18 a 22 de novembro, na sala do restaurado Teatro Espanhol de Saladillo, com a participação de quase trinta longas-metragens de ficção provenientes de distintos pontos da Argentina. Além disso, haverá clínicas e conversas sobre roteiro e cinema digital.

Sob o slogan «Imagens e histórias de um país e sua gente», se fortalece a quinta edição consecutiva de um festival de cinema muito particular. O evento aponta a realização «da diversidade cultural de um cinema próprio» como afirmam Fabio Junco e Julio Midú, cineastas de Saladillo -egressados da Escola de Cinema do INCAA- que organizam o inusual agito. Durante cinco dias se reunirão estudantes de cinema, aficionados, atores e vizinhos de todo o país para compartilhar filmes de baixo orçamento que costumam terminar em grandes festivais.

A organização facilitará a estadia dos quase cem realizadores e estudantes participantes e convidados.

Este ano, o Jurado da Seção Competição está integrado pelos cineastas Juan José Jusid, Clara Zappettini, Carolina Silvestre (Vice-presidenta do INCAA), Néstor Montalbano e Nicolás Batlle. Em edições anteriores o integraram Aníbal Di Salvo, Juan Bautista Stagnaro, Santiago Carlos Oves, Lucia Puenzo, Fernando Spiner, Dolly Pussy, Lorena Munoz, Leonardo Di Césare e Pablo José Meza, entre outros cineastas.

Na Seção Competição participam os longas-metragens: El bosque, de Pablo Siciliano e Eugenio Lasserre (La Plata); El cuenco de las ciudades mestizas, de Alexis Martín Fusario (C.A.B.A); El letrista, de Rodolfo Garavagno (Trujui/Moreno); Fraternalmente, de Javier Gorleri (C.A.B.A); La verdad de los hechos, de Marcos Mario Caorlin (Jujuy); Por las hendijas del viento, de Luisa Quintavalle e Carlos Alsina (Tucumán); Terminal , de Claudio Perrín (Santa Fe) e Una historia de los 40, de Felipe Gutiérrez (Rojas).

Segundo os organizadores, este ano a novidade será a Seção Paralela com filmes experimentais e outros «proibidos para menores de 18», segundo advertirá o Catálogo 2008. A estrela do segmento será o filme «Vil Romance» de José Campusano, escolhido para integrar a Competição Internacional do 23º Festival de Cinema de Mar del Plata.

Saladillo é epicentro de um fenômeno cinematográfico que durante a última década produziu 18 longas-metragens de ficção com a participação de seus vizinhos como atores. Seus filmes comunitários foram projetados em festivais de França, Cuba, Equador, Bolívia, Uruguai; em numerosas edições do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata e em diversas mostras de cinema nacional.

O 5º Festival coincidirá este ano com o andamento da Fundação Cinema com Vizinhos que impulsionará a realização do cinema comunitário em todo o país. Os cineastas Junco e Midú informaram que iniciaram gestões com funcionários, diretores independentes e grêmios dos distintos ramos da indústria cinematográfica para buscar consenso e habilitar um enquadre legal para os quase cem filmes independentes que são feitos por ano na Argentina.

O Festival Nacional de Cinema com Vizinhos se realiza desde há cinco anos consecutivos com o forte apoio do Município de Saladillo. É patrocinado pela Secretaria de Cultura da Nação, pelo INCAA, pelo Instituto Cultural da Província de Buenos Aires, pelo Sindicato da Indústria Cinematográfica Argentina (SICA) e pela Escola TEA Imagem, entre outros organismos públicos, instituições e empresas privadas.