A Prefeitura Municipal de Montevidéu, Uruguai, elaborou um projeto para o desenvolvimento do setor costeiro da baia. A proposta, que inclui ganhar 30 hectares à baia, forma parte do Plano Especial de Ordenação Capurro – Bella Vista – La Teja.
A iniciativa já foi apresentada em três audiências públicas e proximamente será remitida pela Prefeitura à Junta Departamental. O denominado «Projeto Urbano de Detalle de la Cinta de Borde» articula novos investimentos na zona, provenientes do setor público (porto pesqueiro) e privado (investimentos imobiliários).
O porto, que licitará a Administração Nacional de Portos, se estenderá desde o Arroio Miguelete à Rua Capurro, terá um setor nacional e outro internacional. O espaço ganho ao rio -entre Bulevar Gral. Artigas e a Rua Capurro- será de uso aberto e contará com equipamento diversificado para um melhor aproveitamento por parte do público. O setor central do novo espaço urbano estará conectado ao Parque Capurro por uma grande «Ponte-Esplanada» de três níveis -As Esplanadas de Capurro- onde haverá diversos serviços. Contará com piscina, pista de patim, canchas de esportes, vestuários e um setor gastronômico.
Está prevista, também, a reconversão de uma parte de uma planta de álcoois ANCAP num grande centro cultural como remate do passeio beira-rio e conexão do Parque Linear Arroio Miguelete.
O porto pesqueiro e seus cais ficarão integrados à cidade como passeio. A beira-rio, de aproximadamente 25 metros de largura, terá um uso preferentemente de pedestres – com velocidade máxima de 5 km/h e contará com restaurantes e serviços públicos.