A municipalidade argentina, General San Martín, assinou um convênio com o Ceamse -empresa líder no desenvolvimento ambiental nacional- com o fim de implementar campanhas de educação e informação sobre proteção ambiental para as crianças das escolas do distrito.

O titular do Ceamse elogiou as ações do Município vinculadas ao cuidado do meio ambiente.

«Tentamos impulsionar novas condutas ambientais para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade», afirmou o Prefeito do Município, Ricardo Ivoskus, sobre o objetivo do programa.

Na sala dos escudos do Palácio Municipal, o Prefeito Ivoskus presidiu a assinatura do Convênio Marco de Cooperação entre Ceamse e a Municipalidade de San Martín.

Durante o encontro, esteve presente o Presidente do Organismo, Raúl de Elizalde e a Dra. Florência Thomas, Gerente de Relações Institucionais, e em representação ao Conselho Escolar de San Martín, seu Presidente, Federico Urigh.

O encontro foi aberto pelo Secretário de Serviços Públicos do Município, Arq. Andrés Petrillo, quem destacou a importância deste acordo que «tenta acompanhar desde o informativo, técnico e educacional o processo de assimilação de novas práticas relacionadas com o cuidado do meio ambiente».

O funcionário afirmou ademais que neste convênio a comunidade tem um papel principal: «Dentro do âmbito da campanha Cidade Limpa que viemos encarando desde a Secretaria, entendemos que o compromisso, a decisão e a participação da Comunidade são fundamentais para gerar mudanças reais. Estamos realizando distintas ações, continuou, e temos muitas expectativas com respeito ao êxito deste programa.»

Já Elizalde, por seu lado, reconheceu muito especialmente a tarefa que realiza o Município. «Como presidente do Ceamse quero destacar como encara a gestão Municipal de San Martín um tema como este. É realmente impressionante o interesse que lhe dá a gestão Ivoskus. Tomara víssemos este interesse em vários municípios. Assinar este acordo é apostar ao futuro”; concluiu em referência à aplicação do convênio nas escolas do distrito.

Após, Federico Urigh valorizou a importância do convênio e expôs que seguramente «dará às crianças das nossas escolas informação fundamental a respeito dos resíduos urbanos e do cuidado do meio ambiente, questões que caracterizam a nossa época e que são necessárias entender e conhecer. Há condutas dos adultos que as crianças podem corrigir.»

O Ciclo Completo dos Resíduos Urbanos

Segundo informaram durante o encontro, Ceamse elaborou um programa para informar e capacitar, abrindo espaços de comunicação e aprendizagem que abordam os problemas ambientais que expõe não somente o desenvolvimento tecnológico, senão o próprio crescimento da sociedade de consumo.

A municipalidade de San Martín, junto ao pessoal capacitado de Ceamse, implementará cursos especiais nas escolas do distrito para que as crianças assimilem a importância da proteção e do cuidado do meio ambiente, conhecendo o trabalho, a tecnologia e os processos aos quais se submetem os resíduos.

Dentro deste programa se desenvolve o item educativo ambiental que se denomina «O ciclo completo dos resíduos: desde sua geração até sua disposição final», onde aprofundam distintos aspectos vinculados à problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Já no final, o Prefeito Ivoskus ressaltou a preocupação e o compromisso da gestão ante a necessidade de criar consciência com respeito ao cuidado e à proteção do meio ambiente.

«Entendo que é importante criar consciência desde pequenos com respeito às condutas adequadas para cuidar o nosso meio ambiente. Nós fazemos nossa tarefa desde o Município, e Ceamse cumpre sua função também, mas se o compromisso não se aprofunda na comunidade, não há políticas públicas que possam alcançar resultados positivos» por isso, continuou o Chefe Municipal, «tentamos impulsionar novas condutas ambientais para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade e apontamos às crianças, que são o futuro.»