A Universidade da República do Uruguai albergará a XVI Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma iniciativa que aponta à convergência e conciliação dos institutos acadêmicos terciários dos países da região.
O encontro será realizado na capital do Mercosul de 27 a 29 de outubro sob o lema «Pesquisa e Inovação para a Inclusão Social», e contará com representantes de 18 universidades de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
As atividades começarão na segunda-feira 27, de manhã cedo. Estudantes, docentes, autoridades do âmbito acadêmico e da educação em geral estão convidados às 8h30min a presenciarem a cerimônia de inauguração no histórico Teatro Solís de Montevidéu. A entonação dos hinos nacionais dos países do bloco dará passo à palavra do Reitor da Universidade da República, Rodrigo Arocena, do Secretário Geral da AUGM, Rafael Guarga, e do Prefeito Municipal de Montevidéu, Ricardo Ehrlich, que integrarão a mesa de abertura.
Após os discursos das autoridades, a Dra. Judith Sutz ditará uma conferência sobre «Pesquisa e Inovação para a Inclusão Social», eixo das discussões que serão realizadas na capital uruguaia durante os três dias que durará o evento.
Para à tarde, as atividades seguirão seu curso nas instalações da Faculdade de Engenharia, onde entre café e café os estudantes começarão a realizar as apresentações orais e escritas. A atividade será organizada em núcleos disciplinares e comitês acadêmicos.
Trata-se de uma atividade ampla, na que participarão jovens pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.
Com respeito ao leit motiv do encontro, “Pesquisa e Inovação para a Inclusão Social”, cada uma das universidades trará a Montevidéu jovens pesquisadores que trabalharam os temas de inclusão social e inovação desde sua ótica particular, já seja a antropologia, a ciência, ou incluso a ciência política.
No dia 29, uma Comissão Relatora se encarregará de realizar um resumo das atividades realizadas, para encerrar este encontro, cujo fechamento oficial será às 16 horas do dia 29 no Auditório da Universidade da República.