Doze iniciativas inovadoras de oito países da América Latina e do Caribe são as finalistas do concurso «Experiências em Inovação Social», realizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) com o apoio da Fundação W.K. Kellogg, no seu ciclo 2007-2008. As iniciativas selecionadas serão apresentadas na Feira de Inovação Social, que será realizada em Medellín, Colômbia, entre os dias 26 e 28 de novembro.

As iniciativas selecionadas abordam diversas temáticas, associadas principalmente à juventude, educação e desenvolvimento rural, com um 25% cada uma. 75% são iniciativas que surgem de organizações não-governamentais (ONGs) de caráter nacional ou local.

Os finalistas são: Brasil (3), Colômbia (2), Equador (2), Argentina (1), e Chile (1). Belize (1), Cuba (1) e Santa Lucía (1) alcançam esta etapa por primeira vez. «Estamos muito satisfeitos pela importante presença do Caribe neste ciclo do concurso. Dois países caribenhos são finalistas e por primeira vez um de língua inglesa» destacou María Elisa Bernal, diretora do Projeto Experiências em inovação social.

O primeiro prêmio do concurso é de 30.000 dólares, o segundo de 20.000, o terceiro de 15.000 e o quarto e o quinto de 10.000 e 5.000 dólares, que devem ser utilizados no próprio projeto.

O programa «Experiências em Inovação Social», está baseado num concurso aberto em 2004 que identifica projetos inovadores de desenvolvimento social, para analisá-los, difundi-los e contribuir na melhoraria de práticas e políticas públicas em benefício da população mais pobre da América Latina e do Caribe. Até a data, foram apresentados 4.400 projetos, e o seu quarto período se encontra na reta final.

O quinto ciclo do concurso, correspondente a 2008-2009, e será aberto no próximo dia 28 de novembro, momento no qual se conhecerão os ganhadores da etapa atual.

Por mais informação sobre o concurso Experiências em Inovação Social, contatar a: anita.callejascepal.org; telefones: (562) 210-2387.