A cidade brasileira de Vitória será a sede do próximo encontro da Unidade Temática de Desenvolvimento Urbano de Mercocidades (UTDU), nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2008. Trata-se do seminário de Mobilidade Urbana «A mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável», o evento se realizará no âmbito da Feira do Verde 2008, e é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento de Vitória, cidade que coordena a UTDU.
Quem desejar se inscrever terá prazo até o próximo dia 10 de outubro para enviar a Ficha de Inscrição
O seminário integra o plano de trabalho da UTDU para o período 2008-2009 dentro do eixo temático «Reestruturação Urbana com Inclusão Social», incluindo o tópico «Mobilidade urbana como estratégia e suporte das cidades latinas».
Ao incluir este tema a UTDU pretende abordar a «Mobilidade» como tópico transversal às várias Unidades Temáticas, permitindo visualizá-la como elemento de inserção social e de delineamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), principalmente com o item dos ODM que trata sobre a Sustentabilidade Ambiental. A idéia é transcender a discussão que relaciona «Mobilidade Urbana» com os meios de transporte, como elemento que afeta, tanto ao transporte público, ao pedestre e as ciclovias; como as esferas ambiental e social.
As propostas deste seminário são:
-Abordar a importância da Mobilidade Urbana no contexto do Desenvolvimento Sustentável.
-Apresentar e discutir propostas em torno do tema da Mobilidade Urbana a partir da contribuição dos principais atores públicos relacionados, com relação à contribuição dos diferentes modos de transportes para a diminuição do efeito estufa.
-Registrar recomendações, sugestões e encaminhamentos que favoreçam a criação de consensos em torno das diretrizes e das ações necessárias para a implementação da Mobilidade Urbana, para o desenvolvimento sustentável e para a participação efetiva dos municípios como autoridades locais comprometidas com os Objetivos do Milênio.
-Celebrar, com a necessária amplitude e representatividade, uma agenda mínima para a mobilidade urbana sustentável e seus reflexos nas escalas do desenvolvimento local e, sobretudo, a garantia dos direitos humanos.