No dia 29 de setembro o Prefeito da cidade argentina de La Matança, Fernando Espinoza, recebeu o Prêmio Américas a Excelência no Serviço Público 2008, na categoria Redução da Pobreza e Crescimento Econômico, pelos programas de inclusão social aplicados na sua gestão.

O prêmio é entregue aos governos locais que se destaquem no prosseguimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A distinção foi outorgada pelo Comitê de Seleção integrado por representantes do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Pesquisa (UNITAR); do Centro das Nações Unidas para a Formação de Autoridades Governamentais (CIFAL ATLANTA); da Organização dos Estados Americanos (OEA); da Corporação Andina de FOMENTO (CAF) e da Corporação Veolia.

O prêmio Américas foi concedido devido a «as políticas e estratégias exitosas de inclusão social e redução da pobreza implementadas pela sua administração, assim como pelo seu conseqüente impacto no avanço para conquistar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas», se expressou no Aquário de Geórgia, Atlanta, durante a entrega.

A distinção outorgada ao chefe municipal foi produto da avaliação realizada por esses organismos internacionais sobre o desempenho da prefeitura de La Matança e os programas de contenção, inclusão e diminuição da pobreza aplicados na atualidade no município com mais de 2 milhões de habitantes.

Ao receber o Prêmio Américas, o Prefeito Espinoza afirmou «recebo esta distinção em nome do meu povo, que com sua memória tenaz de quando fomos uma pátria grande e um povo feliz, põe o melhor de si nesta empresa de recobrar o trabalho e a dignidade», após fazer uma breve resenha da história de La Matança e sua gente.