Em ocasião da realização do Seminário «Cooperação Internacional e Gênero, elaboração de um Projeto em Rede», os organizadores convocam aos responsáveis das áreas de Cooperação Internacional e Gênero dos governos locais para participarem do evento.
O seminário, que se realizará nos dias 28 e 29 de outubro na cidade uruguaia de Maldonado é organizado pela Unidade Temática de Gênero e Município de Mercocidades (UTGM), pela Secretaria Executiva da Rede, pelo Observatório de Cooperação Descentralizada Local União Européia-América Latina e pela Área de Gênero da Prefeitura Municipal de Canelones.
Durante o encontro se ditará um curso de formação presencial com o objetivo de contribuir com elementos para a reflexão sobre a prática da cooperação descentralizada com enfoque no gênero. A instância permitirá a troca de experiências.
O curso de formação está direcionado a responsáveis técnicos e políticos dos escritórios da Mulher nos municípios da Rede de Mercocidades e que integrem a Unidade Temática Gênero e Município.
O conteúdo do curso será desenvolvido com base nos seguintes delineamentos:
-Identificar os desafios da cooperação descentralizada UE-AL.
-Caracterizar os diferentes tipos de relações possíveis.
-Adquirir noções de gestão de iniciativas de cooperação descentralizada.
-Compartilhar experiências de cooperação UE-AL entre os participantes.
-Revisar e valorizar estas experiências à luz de uma análise conceitual.
-Identificar os efeitos positivos da cooperação descentralizada sobre as instituições locais.
-Papel da Cooperação Descentralizada na incorporação de políticas de gênero no âmbito municipal.
-Exemplos de convocatórias de Cooperação Descentralizada e Políticas de Gênero: URB-AL Rede 12
-Intercâmbio de experiências de políticas de Cooperação Descentralizada.
-Cooperação Descentralizada. Uma oportunidade para a incorporação de Políticas de Gênero?
-Estratégias institucionais e o papel dos Escritórios da Mulher.
-Cooperação Descentralizada. Na sua concepção de fortalecimento institucional incorpora o enfoque de gênero?
-Impacto da cooperação Descentralizada no âmbito de gênero e sua análise através das práticas.
No que se refere aos aspectos logísticos do evento, informam que a organização cobrirá os gastos de alojamento e comida a um representante por cidade membro da Rede no dia 28 de outubro.
Desde sua criação, em 1999, a UTGM vem impulsionando políticas de gênero que fundamentam a participação das mulheres no desenho das políticas públicas e na implementação de ações positivas tendentes a eliminar as desigualdades que limitam os direitos das mulheres.
Para o período 2008-09 a UTGM priorizará o desenvolvimento das temáticas: Cidades Seguras, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (através do Observatório de Belo Horizonte e outras cidades), orçamento com perspectiva de gênero, participação das mulheres nos espaços de decisão e trabalho decente.
A Unidade Temática de Gênero e Município é coordenada pela cidade de Belo Horizonte (Brasil) e subcoordenada pelas cidades de Canelones (Uruguai), Maldonado (Uruguai) e Santo André (Brasil).