O organismo Provincial para o Desenvolvimento Sustentável da Província de Buenos Aires junto ao Município de La Matanza e, suas redes sociais, apresentaram a primeira rede de coleta e reciclagem de Azeite Vegetal Usado (AVU). Este trabalho conjunto foi criado com o fim de evitar que o azeite vegetal utilizado nas casas seja vertido nas cloacas.

A reciclagem trará diversos benefícios, o azeite poderá ser transformado num biocombustível, permitirá reduzir a contaminação nos rios -diminuindo a morte de peixes e flora aquática produzidas por este resíduo-, também poderão diminuir os custos da potabilização da água.

Outra das vantagens será a diminuição das inundações nas casas e ruas, já que o AVU é um dos principais elementos que tapam os canos e as cloacas, assim como também a criação de novas fontes de trabalho para as organizações locais que participem desta rede, recebendo o benefício econômico que for gerado pela transformação deste resíduo.

O AVU será entregue nos centros e organizações devidamente autorizados para a sua coleta, evitando sua irresponsável re-utilização na produção de elementos que contribuem para danificar a saúde dos seus consumidores.

Recomenda-se que o material seja depositado em garrafas plásticas com tampa de rosca. Os embases também serão reciclados através do Programa Geração 3R, criado com a intenção de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que são gerados.