Para melhorar a segurança dos avós que vivem sozinhos, a Municipalidade implementou o programa «Avós Conectados».
O prefeito Mario Meoni entregou 10 celulares, no Centro de Aposentados e Pensionistas Zona Norte, para adultos da terceira idade, para que estes possam estar comunicados.
O responsável de monitorar este programa será o Diretor Geral de Gestão de Qualidade, Silvio Scasso. «O primeiro que vamos fazer é ensinar aos avós a usar bem o celular». E acrescentou que entre os compromissos que terá o município figura fazer uma ligação diária aos avós para ver como estão e para que se sintam acompanhados.
«Seguramente vai ser muito importante que alguém se lembre deles diariamente. Mas, também, vamos a obrigá-los a que nos liguem todos os dias, para que a comunicação seja recíproca», explicou Scasso.
Na mesma linha comentou que o serviço que foi contratado inclui também que as ligações interurbanas custem o mesmo que uma local. «Assim, o avó que tiver a alguém querido fora da cidade poderá ligar ao mesmo custo de uma ligação dentro de Junín», ressaltou.
Já, o Prefeito disse que «se não recebemos a ligação dos avós, nós os chamaremos para ficarmos tranqüilos. A idéia é que possamos manter um diálogo fluído e que ninguém se sinta sozinho».
O programa foi conquistado graças ao trabalho da doutora Alicia Chinen e das distintas assistentes sociais do município, que detectaram este problema de avós que vão ficando sozinhos na suas casas. «Eles foram os encarregados de ir delineando o projeto para ver como se podia conectar a estes avós», assim surgiu à idéia de «Avós Conectados».
No momento serão entregues 10 celulares, para que o sistema possa se implementar melhor, e o contato com os beneficiários seja adequado.
Fonte: Direção Geral de Relações Internacionais da Municipalidade de Junín.