De 22 a 27 de dezembro Montevidéu será a sede do 17º Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, «DIVERCINE», o festival contará com realizações de 25 países de todo o mundo e um total de 6 longas, 6 médias e 72 curtas metragens.

O festival contará com produções de Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, República Tcheca, Chile, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Irlanda, China, México, Peru, Polônia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Uruguai.

Na atualidade Divercine tem sua sede em Montevidéu e sub-sedes em várias cidades latino-americanas: Rosário e Mendoza -Argentina, Guadalajara -México, San Juan -Porto Rico, Lima -Peru, Santiago do Chile -Chile, La Paz e Santa Cruz -Bolívia, Canelones e Paysandú -Uruguai.

Divercine surgiu primeiro como idéia, a fins de 1991, depois como projeto e como realidade em julho de 1992, com a finalidade de aproximar a crianças e jovens a uma programação de qualidade, com filmes recentes.

Após 17 anos de experiência e alguns prêmios internacionais, vários milhares de crianças tiveram acesso às melhores obras de curta e longa-metragem, que são produzidos para eles em todo o mundo.

Cada Divercine apresenta aproximadamente uns 100 títulos de mais de 20 países, por meio de uma seleção rigorosa que se nutre de filmes premiados em outros festivais de reconhecida trajetória e obras de artistas de primeiro nível.

Quanto ao custo das entradas, desde um começo se põem um limite no valor das entradas, muitas vezes, têm entradas grátis para os pequenos que não podem pagar.