O objetivo principal do programa é contribuir à construção da integração regional, de um mercado comum e de uma macrorregião geográfica. Para isso se propõe formar 60 especialistas selecionados entre os quadros dirigentes de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O prazo de inscrição vence no dia 26 de setembro as 12 pm, a inscrição deverá ser realizada através da instituição Coordenadora do país de cada candidato.

O Organismo Executor do Programa, realizado no âmbito da «Cooperazione Italiana», é uma agrupação que compreende as seguintes organizações:

-Departamento ITACA da Faculdade de Arquitetura de «La Sapienza» Universidade de Roma (mandatário)
-CIRPS Centro Interuniversitário de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável
-CFI Consórcio de Formação Internacional

O Mercosul acompanha a execução do programa através do Instituto Mercosul de Formação (IMEF) e da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul (CRPM), que trabalha em coordenação com o Comitê de Cooperação Técnica do Mercosul (CCT).

Serão ditados quatro cursos com um nível de Alta Formação Especializada dentro das seguintes áreas temáticas:

-Ciência, Tecnologia e Inovação para Fortalecimento do Mercosul
-Integração Produtiva do Mercosul
-Políticas de Inclusão Social na Construção do Mercosul
-Formação de Funcionários Operativos do Mercosul

Prevêem-se por cada Curso 15 participantes provenientes dos Países do Mercosul.

Cada curso será realizado em 3 etapas.

As etapas 1 e 3 serão realizadas com a estadia dos participantes na Sede do Curso, em Montevidéu, terão a duração de 2 semanas cada uma. Estas etapas contarão com participação docente de expertos italianos e do Mercosul.

A etapa 2 incluirá uma formação à distância de aproximadamente 12 semanas em cada país de origem. Esta etapa será para o desenvolvimento dos projetos, com a tutoria italiana à distância.

Os idiomas das atividades didáticas serão: o espanhol, o português e o italiano.

20 participantes (4 grupos de 5 integrantes) assistirão 3 semanas na Europa, onde se lhes concederá uma bolsa de especialização para aprofundar a formação em cada setor específico.

Os requisitos indispensáveis dos candidatos são:

-Ser cidadão de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai ou Venezuela.
-Apresentar um CV atualizado onde constem as atividades vinculadas com a área temática escolhida.
-Acreditar experiência (preferentemente no âmbito público) na área temática escolhida de um mínimo de 3 anos.

-Requisitos segundo setor de desempenho:

Administração Pública: trabalhar no setor escolhido da Administração Pública de um dos Estados mencionados acima, a nível nacional, provincial ou municipal e que pertença a qualquer dos Poderes do Estado ou Organismo de caráter autárquico ou descentralizado, com funções de nível intermédio ou superior no respectivo esquema institucional e, preferentemente, vinculado a tarefas de assessoramento ou executivas relacionadas com a integração regional.

Setor Privado: Ser diretivo ou funcionário de alto escalão da câmara empresarial ou de empresas de um dos Estados mencionados acima, que tenha afinidade com o setor objeto da capacitação e vínculo com tarefas de assessoramento ou executivas relacionadas com a integração regional.

Setor Acadêmico: Ser pesquisador ou docente na área vinculada de um dos Estados mencionados acima, que tenha afinidade com o setor objeto da capacitação e vínculo com os temas relacionados com a integração regional.

-Apresentar junto com a solicitação de inscrição uma carta de recomendação firmada pela autoridade do Organismo, Área ou Departamento em que trabalha, na qual constem as razões institucionais do apoio à postulação.
-Acordar um compromisso mútuo entre a entidade de origem e o próprio participante, no qual a primeira garanta o aproveitamento das capacidades adquiridas por este, e que este por sua vez assegure o seu desempenho posterior na entidade por um tempo determinado.

Os requisitos desejáveis dos participantes são:

-Ter título universitário acreditado e pertencente ao setor escolhido;
-Leitura e compreensão básica do idioma italiano.

A pré-seleção dos participantes será realizada através da Instituição Coordenadora de cada país.

A seleção final dos participantes estará a cargo do Comitê de Coordenação Italiano.

O candidato deverá entregar a solicitação à instituição coordenadora do país, a informação de contato se encontra nesta, e o recebimento é até o dia 26 de setembro de 2008 as 12 pm.