No próximo dia 10 de setembro será celebrado em Rivas Vaciamadrid (Madri-Espanha), o Foro das Autoridades Locais, onde representantes de prefeituras dos cinco continentes reafirmarão seu compromisso com os direitos humanos e de cidadania dos imigrantes.

O encontro será realizado no âmbito do III Foro Social Mundial das Migrações que se realizará nos dias 11, 12 e 13 de setembro na mesma cidade.

Os municípios, como administrações públicas mais próximas à cidadania, costumam ser o primeiro lugar ao que buscam as pessoas migrantes quando chegam à cidade em que escolheram viver. Conscientes dessa responsabilidade, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras e profissionais das administrações locais compartilharão suas experiências no Foro das Autoridades Locais, e debaterão alternativas sobre os mecanismos para garantir os direitos humanos e de cidadania dos imigrantes.

O presidente da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP) e prefeito de Getafe, Pedro Castro, inaugurará as jornadas no dia 10 setembro junto ao prefeito de Rivas, José Masa. Posteriormente, serão realizadas três mesas: a primeira, sobre direitos humanos e de cidadania das pessoas migrantes, na que intervirão membros do Comitê Internacional do III Foro Social Mundial das Migrações; outra sobre as cidades ante aos direitos das pessoas migrantes, na que intervirão Gerard Perreau-Bezouill, primeiro tenente da prefeitura de Nanterre (França) e representante da Rede FALP para Metrópoles Solidárias, e Juan Manuel Luque, do Foro das Autoridades Locais para a Inclusão Social e para a Democracia Participativa; e, finalmente, uma sobre experiências de prefeituras da Rede Telemática Multiculturalismo e Educação, na que intervirão representantes das cidades de Granollers (Catalunha), Getafe (Madri), Mislata (Valência), Villa de Ingenio (Gran Canárias) e Rivas Vaciamadrid (Madri).

Como mostra do interesse despertado pelo evento, também nas sociedades de origem, o Foro contará com a participação da Secretária Nacional do Migrante do Equador, Lorena Escudero, e da prefeita de Bamako 1 e presidenta da Associação de Prefeitos de Malí, Konte Fatoumata Doumbia.

O Foro das Autoridades Locais pretende reforçar a colaboração que os municípios vem realizando através de diversas redes, como o Foro das Autoridades Locais pela Inclusão Social e pela Democracia Participativa; a Rede FALP para Metrópoles Solidárias; a Rede Telemática Multiculturalismo e Educação da Rede Estatal de Cidades Educadoras, a Federação Espanhola de Municípios e Províncias, e o próprio Foro Social Mundial das Migrações.